A vocação esportiva da cidade de Maricá está ganhando um novo reforço, agora no setor paraolímpico. Morador de São José de Imbassaí, Lucas Ferreira de Araújo é o atual campeão estadual de bocha adaptada, modalidade onde também venceu a paraolimpíada de São Paulo, no ano passado. Ele tem 16 anos e alcançou os títulos depois de ter se iniciado no esporte há apenas um ano.
O mais novo talento foi recebido nesta segunda-feira (04/4) pelo prefeito Washington Quaquá em seu gabinete. Ao lado de Lucas, estavam seus pais e a treinadora Ana Cláudia Maia Medeiros.
O atleta revelou, porém, que a bocha não foi sua primeira opção no esporte. “Tentei primeiro o basquete, mas não deu. Mas agora que estou na bocha quero fazer parte da seleção brasileira e representar bem o país”, diz ele, entusiasmado. Em setembro, ela vai disputar o campeonato brasileiro em São Paulo e pode até garantir uma vaga para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem.
Exemplo - Lucas treina na sede da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), no Rio do Ouro, em Niterói, e estuda na Escola Estadual Euclides Paulo da Silva, que fica no bairro onde mora. Segundo os pais, a unidade passou por uma adaptação após a chegada do atleta.
De acordo com a Subsecretaria de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência de Maricá, o município tentará trazer o campeonato regional da modalidade em 2012. O órgão informou que estuda um local para treinamento de bocha na cidade, pois há um grande número de praticantes em Maricá que treinam em locais como a Andef.
Fonte: PMM
Fotos: Paulo Polônioz
Nenhum comentário:
Postar um comentário