Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI garante reverência e obediência ao novo Papa

Bento XVI se reúne com cardeais no último dia como chefe da Igreja Católica
RIO - No último dia como chefe da Igreja, o Papa Bento XVI se reuniu com cerca de cem cardeais para cumprimentá-los, receber homenagens e participar do tradicional ritual de "beija-mão". Foi uma despedida emocionada na Sala Clementina, na qual Bento XVI reconheceu que entre os presentes “está o futuro Papa”, ao qual ele prometeu sua incondicional obediência, desejando que o escolhido seja iluminado para guiar a Santa Sé. No final da tarde desta quinta-feira (início da tarde no Brasil), o religioso se despede da liderança da Igreja Católica e parte de helicóptero para a residência de verão, em Castelgandolfo. No evento desta manhã, ele conversou com os religiosos, sorriu em vários momentos e prometeu estar perto em oração, principalmente durante o processo de escolha de seu sucessor.

- Continuarei com vocês nos próximos dias. Antes de saudá-los pessoalmente, desejo dizer que continuarei próximo em oração, especialmente nos próximos dias, para que vocês sejam plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do novo Papa. Que o Senhor vos mostre quem Ele quer. Entre vós, entre o Colégio dos Cardeais, está também o futuro Papa, ao qual já hoje prometo a minha incondicionada reverência e obediência - afirmou Bento XVI.

O Pontífice voltou a lembrar que acredita que a Igreja seja uma instituição viva, como afirmou na véspera em sua última audiência como Pontífice na Praça de São Pedro. Ele reforçou o apelo para que os cardeais continuem unidos pelo bem da Igreja.
- Parece que esta foi a nossa experiência ontem na Praça de São Pedro. Ver que a Igreja é um corpo vivo, animado pelo Espírito Santo, e que vive realmente da força de Deus. Ela está no mundo, apesar de não ser do mundo. É de Deus, de Cristo, do Espírito Santo e nós vimos isso ontem - disse. - Permaneçamos unidos, queridos irmãos, neste mistério, na oração, especialmente na Eucaristia cotidiana, e assim serviremos à Igreja e à toda a Humanidade. Esta é a nossa alegria, que ninguém pode nos tirar.
O Papa lembrou que viveu momentos de turbulência durante seu pontificado, mas também dias "belíssimos de luz radiosa". Segundo ele, a diversidade entre os cardeais deve ser conduzida como uma "orquestra", para que a Santa Sé cresça em comunhão.

- Nesses oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da Igreja, junto a momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu. Buscamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total. Doamos a esperança que nos vem de Cristo e que é a única capaz de iluminar o caminho.
Na introdução da cerimônia, o cardeal Angelo Sodano agradeceu o empenho do Pontífice pelo bem da Igreja e disse que "cumpriu-se um tempo de Deus".

- Gostaria de agradecer, as mesmas palavras comoventes que expressou ao povo Vossa Santidade, e que hoje se prepara para nos deixar. Cumpriu-se um tempo de Deus, com o advento de novos céus e novas terras, revivendo a experiência dos discípulos - afirmou Sodano.

Os próximos passos do Papa
A maior parte dos cardeais presentes no evento chegou recentemente ao Vaticano para participar da despedida de Bento XVI e do conclave que vai eleger o próximo Papa. A cerimônia de escolha ainda não tem data marcada, mas deve ser iniciada na primeira metade do mês de março, de acordo com vaticanistas.
Após cumprimentar os cardeais, o Pontífice iria retornar a seu apartamento para preparar sua viagem a Castelgandolfo, residência de verão dos pontífices na região do Lácio, na Itália. Ele permanecerá no local por dois meses e depois deve se mudar para um convento dentro dos muros do Vaticano.

O último dia do papado de Bento XVI será meticulosamente regrado. Às 16h55m (12h55m no Brasil), ele receberá as honras de um piquete da Guarda Suíça no pátio de São Damaso. Ele se despede do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone; do decano do Colégio Cardinalício, cardeal Angelo Sodano; e outros colaboradores, no heliporto, de onde partirá para sua viagem.

Em sua chegada a Castelgandolfo, às 17h15m (13h15m no Brasil), o Papa será acolhido pelo cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano. Em seguida, Bento XVI fará uma saudação aos fiéis, do balcão do Palácio Apostólico de Castelgandolfo. Às 20h (16h daqui), começa o período de Sé Vacante, quando a Igreja Católica ficará sem um Papa.

Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário