Revista Encontros Edição 112

Encontros Passeio



Por Pedro Menezes

A Revista Encontros foi fazer um passeio na charmosa ilha de Paquetá – bairro turístico do Rio de Janeiro que tem uma longa história. Originalmente a ilha era recoberta pela Mata Atlântica e apresentava exemplares característicos do lugar. Com a colonização europeia, ao longo dos séculos, foram sendo introduzidas espécies exógenas, particularmente árvores frutíferas, palmeiras e flamboyants, destacando-se um exemplar de baobá –ver a foto - carinhosamente apelidado pela população de "Maria Gorda". O bairro se forma mais acentuadamente a partir do impacto cultural pela vinda frequente de D. João VI a Paquetá (a partir de 1808) e através do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, apoiado, ainda, pelo funcionamento regular da linha das barcas, a partir de 1838.

O bairro, com seu casario antigo e um ar de passado, parece pouco cuidado. Mesmo assim, é gostoso andar pelas suas ruas e desfrutar da beleza natural, comum em toda a ilha.

As fotos mostram um pouco dessa beleza, pessoas que procuram a calma do lugar para desistressar, e a amiga Regina, arquiteta da defesa civil que veio do Rio para fazer um trabalho de vistoria em Paquetá.

A saída para a ilha é feita por barca na praça XV e leva 1hora e15 minutos para chegar lá, mas o horário das barcas é muito espaçado. Por isso, antes de ir, é bom consultar o horário pelo telefone  0800 721 1012 ou no site das barcas S/A.

CONFIRA AS FOTOS AQUI