A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu para o combate ao mosquito Aedes aegypti, oito unidades moto-fog, que agilizarão o trabalho com otimização de custos. O sistema consiste na aplicação de inseticida natural à base de óleo mineral, expelido através da descarga de uma motocicleta. Assim que entra em contato com a alta temperatura do cano de descarga, o inseticida se transforma em espessa coluna de fumaça que é direcionada ao alvo, processo semelhante à dos carros-fumacê. Os horários de aplicação serão os mesmos, de manhã cedo e à tardinha, hora em que o mosquito-fêmea costuma sair para alimentar-se de sangue, transmitindo, se contaminado, a doença, de pessoa para pessoa.
Testado e aprovado
Segundo Anderson Simões, representante da Fumajet, fabricante do produto, o projeto, de autoria do projetista Marcius Costa, foi criado em 2008, passou por fase de testes e foi implantado com sucesso no início deste ano, já atuando nos municípios de Campos, Três Rios, Itaboraí, Angra dos Reis e, agora, Maricá. “Os governos estaduais do Paraná e de Pernambuco, também adotaram o sistema, que pode ser usado na agricultura, bastando, para tal, utilizar outro produto”, garantiu.
A secretária de Saúde, Lesirée Figueiredo, informou que o sistema gerará redução de custos com maior operacionalidade. “Serão oito motocicletas que darão uma cobertura de dez a quinze mil moradores por período cada uma, perfazendo a população total do município. Um operador fará o trabalho de dois, com maior agilidade em locais de difícil acesso, economizando combustível, IPVA, equipamentos e materiais. Tudo indica que será um grande avanço no combate à dengue, que em Maricá está sob controle, mas nem por isso podemos nos acomodar. O verão é a época mais crítica de ocorrência da doença, e o combate deve ser intensificado”, concluiu.
Fonte - Prefeitura Municipal de Maricá
Da Redação - Encontros - Carlos Zuca
Nenhum comentário:
Postar um comentário