Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Maricá; Mumbuca já tem formato e cor; confira como são as novas notas



A Mumbuca, moeda social de Maricá, já tem cara. As notas de 20, 10, 5, 2, 1 e 0,50 serão ilustradas com animais nativos do Rio Mumbuca, que deu o nome ao dinheiro. O prefeito Washington Quaquá divulgou a O FLUMINENSE, com exclusividade, a imagem das novas cédulas. A partir da semana que vem, a Prefeitura enviará o projeto de lei à Câmara Municipal, instituindo a criação da moeda, do Banco Mumbuca e um benefício no valor de 50 mumbucas – o que equivale a R$ 50 – para 8 mil famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (que serve como base para o pagamento do benefício Bolsa Família).

O prefeito Washington Quaquá convidou o vereador Fabiano Horta (PT) para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e, com isso, gerenciar o projeto da moeda social. Ele deve assumir o cargo no início de março. Quaquá revela, ainda, que uma equipe do Instituto Palmas, do Ceará, irá à cidade para prestar assessoria técnica para o lançamento da moeda e do banco comunitário.

O lançamento oficial da moeda será feito no dia 26 de maio, quando Maricá completa 196 anos da emancipação político-adminstrativa, mas Quaquá pretende iniciar a circulação das notas ainda em abril. Segundo ele, muitos comerciantes da região estão interessados em participar do projeto. A meta é de que cerca de 200 estabelecimentos estejam credenciados até a moeda ser lançada.
As cédulas de Mumbuca serão ilustradas com pássaros e peixes do Rio Mumbuca. A nota de 0,50 centavos terá a imagem de um bagre; a de 1, de uma ave chamada Piaçoca; a de 2, do peixe acará; a de 5, de uma garça; a de 10, do peixe savelha; e a de 20, de um marreco. A população de Maricá poderá trocar reais por mumbucas no Banco Comunitário Mumbuca, que será lançado junto com a moeda.

Os valores serão equivalentes ao real, ou seja, uma mumbuca valerá um real. A criação da moeda social vai aquecer a economia local e fazer com que o dinheiro fique no comércio da cidade. Outro benefício serão as promoções criadas por comerciantes para os clientes que optarem pelo pagamento em Mumbuca. Além da troca das cédulas, os moradores de baixa renda poderão adquirir empréstimos na agência para abertura de negócios e consumo.

Fonte: O Fluminense
Da Redação - Encontros - Carlos Zuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário