Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 14 de março de 2011

Baixas nas prefeituras



Dos eleitos em 2008, 126 já deixaram cargo

Mais de 2% dos prefeitos que foram eleitos em 2008 e tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato, aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em todo o país. Dos 5.563 municípios brasileiros, 126 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano.

O principal motivo para as mudanças, de acordo com a pesquisa da confederação, foi a cassação de mandato: 65,6% dos casos, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados pela CNM. As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%.

Em 19 municípios brasileiros o prefeito eleito faleceu – quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais. A renúncia ao cargo para concorrer a outros afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por problemas de doença.

Acre foi o estado brasileiro que mais trocou de prefeito em 2008

Se levar em conta a análise feita de acordo com os estados, o Acre, em termos proporcionais, é considerado pelo levantamento como sendo o local onde houve a maior troca de prefeitos eleitos em 2008: 13,6%. Os estados de Amazonas, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul completam a lista dos cinco primeiros.

O levantamento da Confederação Nacional dos Municípios foi realizado a partir de dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, pelas associações estaduais de municípios e através de uma pesquisa direta realizada nas próprias prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito.

Até o fechamento do estudo, poucos eram os estados onde não havia sido registrada nenhuma troca de prefeitos eleitos no último pleito municipal. São Amapá, Alagoas e Roraima.
Metodologia - O levantamento da CNM foi feito a partir de dados da Justiça Eleitoral, das associações estaduais de municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito.

Da Redação - Encontros - Carlos Zuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário