Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Região dos Lagos ganha seu primeiro Parque Estadual



Em Búzios, governador assina decreto de criação do Parque da Costa do Sol

O governador Sérgio Cabral chegou há pouco à sede do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em Búzios, onde assinará o decreto de criação do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs), o primeiro da Região dos Lagos. O espaço abrange áreas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Com cerca de 10 mil hectares, o parque inclui em seus limites a Restinga de Massambaba, lagoas e lagunas e 15 ilhas costeiras.
O parque tem o objetivo de preservar ecossistemas incluídos entre os mais ameaçados do estado. Também serão protegidas regiões de mangue, floresta, cordões arenosos e costões rochosos.
Os municípios que o parque abrangerá serão beneficiados com fatias maiores do ICMS Ecológico, que tem como um dos seus critérios para a elevação de repasses a existência de unidades de conservação. A previsão é que as prefeituras recebam, no segundo ano após a criação do parque, cerca de R$ 6 milhões anuais. A iniciativa do Governo do Estado também absorveu 27 propostas de unidades de conservação municipais. As prefeituras poderão participar da gestão do parque através de convênios, que estão previstos no decreto de criação do Pecs.
A criação do parque também vai incentivar o turismo. No local, há possibilidade de realização de atividades de pesquisa científica, lazer e educação ambiental.

Fonte: rj.gov.br
Da Redação - Encontros - Carlos Zuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário