Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Criado robô com sentimentos fraternos e protetor dos humanos


Máquina detecta perigo a humanos que estejam por perto e ruboriza quando alguém aparece. Ideia é que possa se integrar a outros indivíduos em ambientes de trabalho
Um futuro onde os robôs podem se integrar aos humanos em um ambiente de trabalho. É essa a esperança de uma empresa de Boston, nos Estados Unidos. A companhia criou uma máquina com dois braços, chamada Baxter, que comunica sentimentos fraternos e protege as pessoas que estão perto. Custa R$ 22 mil e começa a ser vendida em outubro.
Quando uma pessoa aperta a sua mão, o computador da Rethink Robotics vira a cabeça e o par de olhos, estes em um tela do tamanho de um tablet, para encará-la com interesse. Ao se aproximar de alguém, fica levemente ruborizado. A ideia é que a máquina possa, ao contrário das existentes atualmente, demonstrar bons sentimentos em relação a humanos. O Baxter é feito de plástico e se mexe relativamente devagar e com movimentos imprecisos.
Possui também mecanismos e sensores de segurança que protegem os trabalhadores por perto. Para testar as capacidades de preservar os humanos próximos, Rodney Brooks, criador do robô, colocou sua cabeça no caminho das mãos da máquina no momento em que esta arrumava itens de uma linha de montagem. Baxter parou abruptamente.
O robô já virá equipado com a capacidade de realizar pequenas tarefas, como, por exemplo, reconhecer com exatidão o objeto em mãos e decidir o que fazer com ele. Poderá também aprender algumas atividades através de treinos demonstrativos. Caso a pessoa queira interromper as atividades da máquina, basta apertar um botão vermelho no corpo do objeto.
Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário