Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Médicos fazem dois transplantes de útero de mãe para filha


Duas mulheres poderão dar à luz pelo mesmo órgão em que foram concebidas. Para a operação, foram necessários mais de dez cirurgiões
Primeira vez, médicos da Universidade de Gotemburgo conseguiram fazer transplante de útero de mãe para filha. E em dose dupla. Agora, duas mulheres suecas, que não tiveram os nomes revelados, poderão dar à luz através do mesmo órgão em que foram concebidas. Cada uma o recebeu de sua respectiva mãe. Para o procedimento, foram necessários mais de dez cirurgiões. As pacientes manifestaram muito cansaço após a cirurgia, mas se recuperam bem, divulgou em nota a universidade. Uma teve o útero removido após câncer cervical e e a outra já nasceu sem o órgão. Os médicos argumentam, porém, que a operação só poderá ser considerada eficaz no momento em que ficarem grávidas.
— Esta seria a maior prova. Só assim poderemos considerar o sucesso — disse Michael Olausson, um dos cirurgiões, à Associated Press.
Para o procedimento, ambas as mulheres, na faixa dos 30 anos, realizaram fertilização in vitro antes da cirurgia. Após um ano de observação, os embriões serão descongelados e transferidos para elas. A ideia de fazer o transplante começou há 13 anos. Desde então, uma equipe de 20 cientistas, doutores e especialistas foi formada na universidade para debater o projeto.
Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário