Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Calor recorde no RJ e Niterói às vésperas da primavera


Alguns termômetros registraram 42 graus ainda pela manhã e clima de verão fez muita gente esquecer que ainda é inverno. Tempo seco também favoreceu o surgimento de queimadas
A primavera só começa no sábado, mas a temperatura já começa a apresentar elevação, como um sinal de despedida do inverno. Na quarta-feira, embora a média tenha ficado em torno de 36 graus, na Praia de Icaraí, os termômetros registravam 42 graus, por volta das 11 horas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de quarta-feira foi a maior segunda do ano, junto com a do último dia 9, que registrou 38 graus.
Sobre a ocorrência de queimadas, a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, explica que esta época do ano, conhecida como veranico, é marcada predominantemente pela estiagem, o que deixa o solo bastante seco e aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação.
“Uma massa de ar seca predomina na Região Sudeste do País, impedindo que frentes frias cheguem até a nossa região, ou seja, devido a falta de chuva temos esse pico de temperatura que geralmente ocorre na estação do inverno, atingindo os meses de agosto e setembro”, contou a meteorologista.
Moradores de condomínio em Arsenal reclamam das queimadas- Pelo menos 300 moradores do Condomínio Vilar 4, no bairro do Arsenal, em São Gonçalo estão convivendo com ameaças constantes de terem suas casas invadidas pelo fogo desde a manhã desta quarta-feira. O local, que é cercado por mata, se torna perigoso nessa época do ano por conta da longa estiada que provoca a falta de chuva em todo o estado e facilita a combustão das folhas secas.
Moradores não acreditam que os focos de incêndios tenham conotação criminosa. “O fogo surge de uma hora pra outra e nós ficamos assustados com sua força e violência. Fagulhas e fumaças fortes invadem nossas casas trazidas pelo vento. Estamos jogando água no terreno para resfriar o solo, mas o que revolta é a demora das equipes do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo em atender nossos pedidos de socorro. Estamos de sobreaviso e torcendo que nada de ruim aconteça a nossas famílias”, disse uma moradora do condomínio que não quis se identificar.
Caminhões tanques do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local no fim da tarde desta quarta. Oficiais comentaram que os pedidos para eliminar focos de incêndios em matas fechadas foram muitos no decorrer do desta quarta-feira.
“Os termômetros registraram mais de 40º graus em vários pontos do município, isso dificulta nosso trabalho”, declarou um oficial do Corpo de Bombeiros.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário