Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rio terá primavera com cara de verão


Fenômeno El Niño, que causa mudanças climáticas na temperatura das águas do Oceano Pacífico, chegará ao país justamente no começo da estação
RIO - A primavera, que começa oficialmente às 11h49m deste sábado, vai ter cara de verão. Ao contrário do que aconteceu ano passado, quando a estação teve tempo nublado e baixas temperaturas, os próximos três meses serão de muito calor e pancadas de chuva ao longo do dia. Segundo o Climatempo, as temperaturas altas acontecem pois o fenômeno El Niño, que causa mudanças climáticas na temperatura das águas do Oceano Pacífico, chegará ao país justamente no começo da primavera. A névoa também é uma característica da estação, e o céu ficará mais nebuloso, diferente do inverno, quando permanece mais limpo.
— Ano passado as pessoas reclamavam de frio durante a primavera. Isso definitivamente não vai acontecer novamente este ano. Teremos dias quentes e de sol com pancadas fortes de chuva em determinadas regiões — explicou o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.
Apesar da promessa de verão antecipado, o primeiro fim de semana da nova estação será de clima frio. No sábado, a temperatura máxima no Rio fica em torno dos 24 graus, enquanto no domingo não passará de 21 graus.
Inverno quente
Com poucos dias de chuva e praticamente sem dias de frio, o inverno também surpreendeu os cariocas. Em 2012, as temperaturas altas deixaram a estação mais fria do ano parecendo outono, já que o o clima quente e seco, deixou amarelas as folhas das árvores da cidade. Ontem, a temperatura máxima chegou aos 36 graus e lotou as praias do Rio, como no Arpoador, onde a água estava cristalina.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário