Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Maricá faz recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família

A prefeitura de Maricá está realizando atualização do Cadastro Único para Programas Sociais, onde se incluem os beneficiários do Bolsa Família. O trabalho está sendo realizado em parceria pelas subsecretarias do Programa de Transferência de Renda e de Participação Popular. Segundo o secretário de Assistência Social e Participação Popular, Jorge Luiz Cordeiro da Costa (Castor), a meta é atingir as 9 mil pessoas que estão cadastradas no programa.


A subsecretária de Programa de Transferência de Renda, Luana Menezes, explicou que todas as pessoas inscritas no programa devem fazer o recadastramento, para evitar que o cancelamento da sua inscrição. Esse processo de atualização cadastral foi modernizado pelo Governo Federal com o objetivo de evitar fraudes e conhecer melhor as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, já que o questionário é mais abrangente. As pessoas que ainda não fizeram o recadastramento devem procurar a secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Domício da Gama, 398, no Centro (próximo ao hospital municipal Conde Modesto Leal).

“O novo sistema de recadastramento é mais moderno e completo, tem como meta facilitar a transferência direta de renda para as famílias de extrema pobreza, ajudando a promover autonomia através de outros projetos sociais vinculados à geração de emprego e renda, como a qualificação profissional e inclusão produtiva. A não atualização do cadastro poderá ocorrer o bloqueio do benefício ou mesmo o seu cancelamento”, afirma Luana Menezes.

Cerca de noventa beneficiários do programa Bolsa Família, em média, procuram a secretaria diariamente para fazer o recadastramento. Esse trabalho está sendo realizado pelos agentes da subsecretaria de Participação Popular.

“Os agentes foram capacitados pela secretaria de Assistência Social em fevereiro deste ano, para atuarem nesse recadastramento, que é de suma importância para a manutenção do programa no município”, garante o subsecretário de Participação Popular, Anderson Pipico.

Texto Denilson Santos
Foto Fernando Silva
Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário