Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prefeitura abre pré-inscrições para cursos do Pró-Jovem Trabalhador

São oferecidas, a princípio, 500 vagas para cursos na área de Administração, Construção e Reparo, Gestão Pública, Serviços Domiciliares e Turismo e Hospitalidade, entre outros


A estudante Fabiane Almeida (à direita) fez o curso de Construção e Reparos
no ano passado


Começa, na segunda-feira (19/09), a pré-inscrição para os interessados em fazer um dos oitos cursos que estão sendo oferecidos pela secretaria de Trabalho e Emprego, através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem), criado para ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. A princípio, estarão abertas cerca de 500 vagas em diversas áreas e os interessados têm até o dia 30/9 para se inscrever. Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos e não pode estar com a carteira de trabalho assinada. No momento da inscrição, que será feita no prédio da prefeitura, localizado na Rua Álvares de Castro, 346, no Centro, das 9h30min às 16h30min, o morador deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, carteira de trabalho, duas fotos e certificado de reservista para homens.

Os cursos oferecidos, que tem a duração de seis meses, são na área de Administração (arquivista, almoxarife, auxiliar de escritório/administrativo e contínuo/office-boy), Construção e Reparos I (ladrilheiro, pintor, gesseiro e trabalhador da manutenção de edificações), Construção e Reparos II (eletricista predial, instalador-reparador de linhas e equipamentos de telecomunicações, instalador de sistema eletrônico de segurança e instalações elétricas e de telecomunicações), Gestão Pública e Terceiro Setor (auxiliar administrativo, coletor de dados em pesquisas, agente de projetos sociais e agentes comunitários), Metal Mecânica (serralheiro, funileiro industrial, assistente de vendas (automóveis e autopeças), auxiliar de promoção de vendas – administrativo (lojas de automóveis e autopeças), Serviços Domiciliares I (faxineiro, porteiro, empregado doméstico nos serviços gerais – caseiro – e cozinheiro no serviço doméstico), Serviços Domiciliares II (cuidador de idosos, passador de roupas, cuidador de crianças – babá – e lavadeiro) e Turismo e Hospitalidade (cumim – auxiliar de garçom –, recepcionista, guia de turismo local e organizador de eventos).

O secretário de Trabalho e Emprego, Clauder Peres, explicou que, embora na pré-inscrição dos cursos sejam liberadas apenas 500 vagas, há uma expectativa de que o número aumente para dois mil. Mas isso depende de uma liberação do Ministério do Trabalho.

“O Pró-Jovem Trabalhador permite que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção ao trabalho, esporte, cultura e lazer”, garante o secretário.

Melhor do País – No início deste ano, o resultado de uma pesquisa da avaliação do Pró-Jovem Trabalhador de Maricá em 2010, confirmado pelo Ministério do Trabalho, mostrou que o município tem um dos melhores programas de qualificação profissional do país. Dos mil alunos inscritos nos seis cursos, 920 receberam os certificados de conclusão. O número representa uma abstenção de apenas 8%, considerado abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Trabalho.

Fonte: Prefeitura de Maricá
Foto: Paulo Apolônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário