Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ação faz parte do projeto "Dez minutos contra a dengue"

Agentes de saúde procuram criadouros do mosquito nas residências
Foto: Fernando Silva
As ações da Prefeitura de Maricá contra a dengue continuam neste sábado (26/11) nos bairros Ponta Grossa e Retiro. Agentes da Secretaria de Saúde vão visitar residências para acabar com focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. Os moradores recebem orientações para não deixar água parada em objetos que sirvam de criadouro para o mosquito. A iniciativa da prefeitura integra o projeto “Dez minutos contra a dengue”, que mobiliza a população para dedicar dez minutos por semana no combate a possíveis focos do aedes dentro de casa.
No último sábado (19/11), cerca de 200 casas foram visitadas no bairro Ubatiba. A ação contou com o apoio de 15 agentes de endemia (Sucam), 20 agentes comunitários de saúde e 20 agentes da Secretaria Municipal de Assistência e Participação Popular. Foram encontrados focos em duas residências, sendo um deles dentro de um pneu abandonado com larvas do mosquito.
– Um único caminhão saiu carregado de pneus velhos retirados da localidade e nós pedimos à população que fique atenta a esses criadouros do mosquito – disse Anderson Pipico, subsecretário de Participação Popular.  Na ação foram utilizados 20 caminhões, incluindo uma retroescavadeira e dois compactadores.
O subsecretário acrescenta que a receptividade dos moradores tem sido de extrema importância no combate à dengue em Maricá.
– As pessoas estão abrindo as portas de suas casas com tranqüilidade e, muitas vezes, nos procurando na rua para apontar alguma situação e demonstrando muita disposição em ajudar e interagir com a gente – ressalta.
Dúvidas e denúncias sobre possíveis focos do mosquito na cidade podem ser feitas pelo telefone 2637-0091.

Abaixo, os próximos bairros a receber o mutirão:
- São José de Imbassaí (03/12);
- Inoã/Chácara de Inoã (10/12);
- Jardim Atlântico (17/12);
- Santa Paula (07/01/2012);
- Recanto (14/01/2012);
- Santa Rita (21/01/2012).

Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário