Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Candidaturas sob perigo em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí

Setenta e um candidatos a vereadores de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí estão na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Nesta quarta-feira, o órgão ajuizou pedido de impugnação de registros de candidatos às eleições dos 92 municípios do Estado. Os candidatos que concorrem à Câmaras nos quatro municípios foram incluídos na lista do MP por reprovações nas contas de campanha, de gestão e até por condenações criminais. Na lista aparecem dois candidatos de Niterói, um por desaprovação de contas de gestão e o outro por uma condenação criminal. 
São Gonçalo teve 16 candidatos listados, sendo sete por desaprovação de contas de campanha, dois por contas de campanha não prestadas, dois por desaprovação de contas de gestão, três por condenação criminal e dois por outros motivos não mencionados. Maricá tem apenas três candidatos que podem ter a candidatura impugnada, sendo dois por desaprovação de contas de gestão e outro por uma condenação criminal. 
 Itaboraí é um dos campeões na lista do MPRJ, com 50 candidatos com risco de impugnação de registro, sendo 28 por desaprovação de contas de campanha, 12 por contas de campanha não prestadas, dois por desaprovação de contas de gestão e oito por motivos não divulgados. 
A partir de agora, as ações serão julgadas na primeira instância da Justiça Eleitoral, que tem até o próximo dia 5 para definir os que estarão aptos ou não a concorrer. Ao todo, os promotores eleitorais propuseram 1.174 ações em todo o Estado por diversas motivações, que vão desde analfabetismo a documentação incompleta, passando por envolvimento em supostos crimes e improbidade administrativa. 
Relativas à Lei da Ficha Limpa, são 142 ações contra candidatos com condenação criminal ou por improbidade administrativa proferida por órgão colegiado; rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou Tribunal de Contas do Município (TCM); condenação por captação de sufrágio, abuso de poder político ou econômico. Falta de desincompatibilização (candidatos que não se afastaram de seus cargos no prazo previsto em lei) também está na lista de irregularidades. Em Natividade, Varre-Sai e Paracambi todos os candidatos aos cargos de prefeito e vereador têm seus registros sob suspeita do MP.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário