Revista Encontros Edição 112

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Prefeitura de Rio das Ostras acolhe animais de rua


A Prefeitura de Rio das Ostras criou um novo serviço dentro do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal - PSA, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca: o acolhimento de cães de ruas da cidade. O objetivo é oferecer tratamento veterinário, vermifugar, vacinar e esterilizar os animais, a fim de que possam ser colocados para adoção.
O recolhimento é feito por demandas e de acordo com reclamações de moradores. Em um carro adaptado, os animais são levados para o canil localizado na sede do PSA, onde também funciona o consultório veterinário e o centro cirúrgico para a castração. Após receber todos os cuidados, os bichos são disponibilizados para adoção, que pode ser feita no próprio local e em algumas ações que serão promovidas, a partir deste mês, pela Administração Pública.
O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, informa que a maioria dos cães soltos nas ruas tem dono. Isso porque quando a equipe do PSA vai acolher os animais, os proprietários aparecem para impedir a ação. Para ele, essa situação é de muita vulnerabilidade, pois os cães soltos procriam indiscriminadamente, contraem e transmitem doenças, oferecem riscos de acidentes, tanto no trânsito quanto com pessoas, e ainda podem ser atropelados. “Faço um apelo aos donos para que mantenham seus animais em casa e assim evitem todos esses problemas. É importante que as pessoas tenham a consciência da posse responsável”, solicitou o secretário de Meio Ambiente.
Para controlar o número de animais no município, o Programa de Saúde e Bem-Estar oferece também a castração gratuita de animais cujos donos não têm condições de arcar com os custos da cirurgia. Cada proprietário pode inscrever até quatro animais. Para tanto, é necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
O agendamento para esterilização de cães e gatos pode ser feito pelo telefone 2771-2351 ou ainda na a unidade móvel da Secretaria de Meio Ambiente, que percorre quinzenalmente as localidades do município para dar mais acesso às pessoas. Depois, uma equipe técnica vai até a residência do interessado para verificar se o morador, de fato, não tem condições de pagar pela cirurgia, que em uma clínica particular pode variar entre R$ 200 e R$ 500.
Flor Miller, representante do “Patinhas Alegres”, grupo de protetores voluntários de animais, destacou que o serviço de castração feito pela Prefeitura “é algo maravilhoso, pois ajuda a diminuir crias indesejadas que geram abandono e sofrimento dos animais”. Para ela, o recolhimento também é importante para amenizar os problemas, porém acredita que a solução cabe às pessoas “que precisam tomar consciência da crueldade que cometem ao abandonar os bichos nas ruas”, desabafou.  Flor opinou ainda que enquanto as pessoas não fizerem sua parte, continuarão contribuindo para um ciclo vicioso, uma vez que transferem a responsabilidade para o Poder Público”, declarou a voluntária.
O grupo “Patinhas Alegres” é formado por protetores que trabalham voluntariamente resgatando animais das ruas. Eles oferecem cuidados e abrigam cães e gatos em lares temporários até que possam colocá-los para adoção. Quem tiver interesse em ajudar o grupo com rações, vacinas, consultas ou remédios e só enviar um email para  patinhasalegresro@hotmail.com, fazer contato pelo telefone             22 9273-5121       ou pelo facebook "Patinhas alegres".
Fonte:  site Nova Saquarema

Nenhum comentário:

Postar um comentário