Para as crianças de hoje, suas
lembranças de infância estarão ligadas à aquisição do seu primeiro celular ou
do primeiro computador pessoal. Veja o que isso significa
Figurinhas, bolinhas de gude,
esconde-esconde e outras brincadeiras: jogos do passado que felizmente nos
acompanharam durante a infância. Certamente, muitos leitores nascidos nos anos
60 e 70 lembram com carinho e nostalgia da primeira vez que tiveram a ajuda de
seus pais para aprender a andar de bicicleta ou dos campeonatos de bolinhas de
gude na escola. No entanto, parece que, para as crianças de hoje, suas
lembranças de infância estarão ligadas à aquisição do seu primeiro celular ou
do primeiro computador pessoal. Elas nascem com conhecimentos incorporados e
são chamadas de crianças digitais.
Adotar novas práticas e
convertê-las em hábito requer uma preparação cultural constante. É possível
observar ao longo da história que o sucesso de uma invenção começa quando
existe uma necessidade por parte da sociedade, que deve estar preparada para
recebê-la. No entanto, o historiador e sociólogo Lewis Mumford destaca que,
entre 1700 e 1850, a técnica se apoderou da imaginação: as máquinas e os
objetos que a sociedade produzia eram desejados rapidamente. De alguma maneira,
o sucesso não depende do objeto criado, mas sim da compreensão do seu uso, quer
dizer, a função que as pessoas encontram nele.
Desde muito pequenas, as crianças
mantêm uma relação com a tecnologia que alguns adultos jamais chegarão a
alcançar. Os computadores voltados ao público infantil têm uma vida útil
inferior a de dez anos atrás. Por isso eles preferem jogar nos dispositivos dos
adultos e utilizam todas as ferramentas tecnológicas com grande facilidade e
rapidez.
Estas crianças nasceram na era
digital e crescem conhecendo as novas invenções; são atraídas pelos
desenvolvimentos tecnológicos e desejam possuí-los. Ao interagir com seus jogos
e brinquedos começam a amadurecer e a se preparar para o futuro, muitas vezes
sem nem se dar conta disso.
Nos últimos anos, governos e
empresas têm trabalhado em conjunto para que as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) sejam incorporadas às salas de aula de forma adequada e
efetiva. A televisão também estimula a convergência nas telas. Canais infantis
da TV a cabo, por exemplo, recomendam que as crianças acessem suas páginas web
para baixar conteúdo lúdico.
O que muitas vezes esquecemos é
que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, motivo pelo qual devemos
trabalhar e incentivar os valores que desejamos que perdurem ao longo do tempo.
O fato é que os pais e as diferentes instituições – sejam elas públicas ou
privadas – precisam saber acompanhar o crescimento e a evolução desta nova
geração. O apoio dos adultos e de toda a cadeia educacional é fundamental para
que os jovens façam bom uso das novas tecnologias e possam aplicá-las em seu
benefício e da sociedade. No final de tudo, o que vale mesmo é incentivar e
apoiar os interesses destas crianças, para que no futuro, seus sonhos se tornem
realidade.
Fonte: administradores.com.br
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