Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Encontrado o maior mamute dos últimos 100 anos


Enquanto passeava pelo Norte da Rússia, perto da estação “Sopkarga polar weather”, o jovem Evgeny Salinder, de apenas 11 anos tropeçou nos restos mortais de um mamute.
Batizado informalmente de “Zhenya”, em homenagem ao apelido do menino, o mamute recebe o nome oficial de Sopkarginsky.
De acordo com especialistas, o mamute, um macho, morreu com a idade de 15 ou 16 anos; e, ao contrário de muitos achados anteriores, Zhenya não é apenas um esqueleto, mas um corpo inteiro — com parte da pele, carne, gordura e vários órgãos — que pesa quase meia tonelada. Bem preservado, estima-se que o animal tenha 30 mil anos de idade. O "Moscow News" informou que essa é a maior descoberta de mamute desde 1901, e que Zhenya é o segundo mamute em melhor estado de preservação encontrado na história da paleontologia.
Os cientistas já sabem que os mamutes possuíam uma grande camada de gordura, que ajudavam o animal sobreviver durante invernos brutais.
“Foi observado pela primeira vez em pinturas do Paleolítico, e todo mundo se perguntou por que eles tinham uma corcunda”, disse o secretário Alexei Tikhonov, da “Russian Academy of Sciences”. “Considerou-se que eles tinham grandes ossos na coluna vertebral. Mas não é isso, temos notado que esse animal foi se adaptando à vida no norte. Ele foi armazenando grandes camadas de gordura para o inverno.”
O mamute será levado para o “Taimyr history museum”.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário