Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ortopedistas criticam a moda de crianças com salto alto


Os pequeninos mal nascem e já se vestem com trajes de adulto. Porém, dentre todos esses fatores, o que mais preocupa os especialistas é o uso de salto alto em crianças
Desde muito tempo, as crianças têm o desejo de se tornarem adultas rapidamente, esperam pelos seus 15 anos, depois os 18, e, após essa idade, já são consideradas adultas. Esse é um dos fatores prejudiciais, pois, na maioria das vezes, elas acabam pulando fases da vida. Hoje em dia as crianças estão se tornando adultas cada vez mais cedo, não pela idade, mas sim pelos hábitos, atitudes, maneira de se vestir, enfim, muitas vezes influenciadas pelos próprios pais, pela TV ou mesmo pelos próprios amigos.
É comum encontrar produtos que são considerados de uso adulto para as crianças. Maquiagem, esmalte nas unhas, roupas com brilho e salto alto, por exemplo, era permitido pelos pais após a menina se tornar mocinha. Hoje, as crianças mal nascem e já se vestem com trajes de adulto. Porém, dentre todos esses fatores, o que mais preocupa os especialistas é o uso de sapato de salto alto em crianças, pois se usado durante longo período de tempo pode acabar prejudicando o desenvolvimento da musculatura.
De acordo com o Ortopedista Alexandre Campello, o ideal seria nunca usar salto alto, principalmente em criança, pois essas estão em desenvolvimento e a tendência é que a musculatura da barriga da perna com o uso do salto alto encurte, comprometendo a musculatura posterior da perna.
 “Principalmente a criança que usa salto todos os dias, durante mais de duas horas, faz com que aumente a lordose, a curvatura que se tem na região lombar”, explica o especialista.
A pequena Suri Cruise, filha dos atores hollywoodianos Tom Cruise e Katie Holmes, causa polêmica cada vez que aparece em público usando sapatos de salto alto. Aos seis anos, a garotinha frequentemente estrela fotos de paparazzi com modelos que não são recomendados para sua idade.
Coloridos, brilhosos e altos, os calçados infantis incorporaram características dos sapatos das mulheres, tornando-os ainda mais atrativos para as meninas. Proibir ou liberar o uso é uma questão que costuma deixar muitos pais em dúvida.
Segundo Alexandre Campello, o salto na infância pode provocar prejuízos ao desenvolvimento das crianças, podendo fazer com que as estruturas ósseas comecem a se moldar com problemas.
 “Além de causar sobrecarga no antepé, que concentra o peso corporal quando a parte de trás do corpo é levantada, o salto também pode modificar a posição da coluna e causar transtornos nos músculos”, diz o especialista, lembrando que o salto tende a desequilibrar a postura corporal, o que favorece quedas e tropeços. O salto, não muito alto, de até dois a quatro centímetros, pode ser usado pelas meninas após a primeira menstruação. Os modelos em formato de plataforma são os mais indicados, porque não colocam o pé numa postura de elevação no calcanhar e apoio nos dedos. Apesar do risco do salto alto, as brincadeiras infantis com os sapatos das mães não são proibidas. São vistas como saudáveis porque estimulam e atendem a curiosidade das meninas.
Fonte: Ofluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário