Revista Encontros Edição 112

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura, Inea e Cedae encontram irregularidades no manancial do Rio Ubatiba:

 A ação do homem em Maricá está colocando em risco a vida do Rio Ubatiba, no Silvado – cujo manancial é responsável por boa parte da água que abastece a cidade. A descaracterização foi constatada numa operação conjunta da Prefeitura, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Cedae na última semana.

Durante a ação de fiscalização, os técnicos encontraram construções irregulares, criação de gado em local impróprio e desvio do curso natural da água para uso particular (foto). Todas as irregularidades estão em propriedades que, em benefício de poucos, colocam em risco um bem essencial para toda a população.

Segundo a Assessora Especial de Saneamento Ambiental, Luciana Andrade, que representou a prefeitura durante a inspeção, os donos de propriedades que cercam o curso das nascentes do rio se apropriaram da natureza, desviando a água para construção de piscinas naturais, irrigação de plantações e assentamento de redes próprias para o consumo humano da água.

“São interferências graves que vem acontecendo há anos e que colocam em risco a vida do manancial, reduzindo a vazão natural que chegaria à captação”, declarou Luciana, que explicou ainda como a destruição da natureza traz impactos que serão sentidos nos próximos anos. “A retirada da mata ciliar, por exemplo, só será resolvida, mesmo com o reflorestamento, depois de pelo menos cinco anos”, disse.

Ainda segundo a Assessora de Saneamento Ambiental, a Prefeitura tomará medidas enérgicas para coibir novas irregularidades e demolir tudo o que foi construído sem autorização.

“Não vamos permitir que a natureza continue sendo sacrificada e que se coloque em risco a capacidade de abastecimento de água. Quando falamos de água estamos falando em sobrevivência e a prefeitura dará uma resposta à altura para esse problema”, ressaltou, acrescentando que a parceria com o Inea é importante, por exemplo, para multar quem desrespeitou as legislações ambientais.

Fonte: FSB Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário