Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 21 de março de 2013

Com mais de 400 milhões de tuítes diários, Twitter celebra 7 anos

Em vídeo de comemoração ao seu aniversário, rede social relembra os momentos mais marcantes ao longo dos últimos anos
Em 2011, Twitter se tornou uma ferramenta de protesto no Egito durante
as  manifestações  populares que causaram a renúncia do
então presidente Mubarak
O Twitter comemora nesta quinta-feira sete anos de idade. Para celebrar a data, sua equipe divulgou um vídeo no qual relembra marcos significativos do crescimento da rede social. Com mais de 200 milhões de usuários ativos, responsáveis pela troca de 400 milhões de mensagens diárias, o vídeo não deixou de lado momentos e eventos importantes da humanidade que figuraram entre os mais populares do Twitter. 

Em 2011, por exemplo, mensagens trocadas na rede social anunciaram ao planeta a situação periclitante no qual se encontravam os cidadãos do Egito e da Líbia. Naquele ano, o Twitter também foi inundado por tuítes sobre o terrível terremoto de magnitude 9 que atingiu o Japão e ocasionou ondas tsunami na região.

O ano de 2012 no Twitter ficou marcado pelos Jogos Olímpicos de Londres, que geraram mais de 150 milhões de tuítes. Também no ano passado, uma foto publicada no dia da vitória do presidente Barack Obama, no último pleito eleitoral americano, bateu recorde e se tornou a mensagem mais retuítada da rede social.

Twitter
Fundada em 2006 por Jack Dorsey e Biz Stone, a rede social de microblogs causou furor quando apresentada durante a edição do festival de cultura digital, South by Southwest, do ano seguinte. Sucesso de público na ocasião do evento pela maneira inovadora como se propôs a realizar a comunicação entre seus usuários, o Twitter também recebeu certa dose de críticas.

Em um texto bem humorado, publicado em 2007, Steven Leary, do site Daily Beast, chegou a dizer que a simplicidade com a qual o Twitter resolveu encarar a troca de ideias, através de mensagens com apenas 140 caracteres, seria o seu “calcanhar de Aquiles”. O jornalista ainda questionou: “Quanta informação pode realmente ser transmitida em apenas 140 caracteres?”. Apesar de tudo, reconheceu o potencial que a então nova rede social teria de crescer rapidamente.

E ao menos neste ponto, a previsão de Leary parece ter sido acertada. A partir do seu surgimento, a popularidade e influência do Twitter cresceram. Os tuítes frívolos se perderam entre milhares de mensagens de protestos e notícias acerca de acontecimentos nos quatro cantos do mundo que passaram a circular pela rede social.

Veja o vídeo de aniversário do Twitter: http://blog.twitter.com/

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário