Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reforço na segurança das praias de Maricá

Com o início das férias escolares, todo o efetivo da Guarda Municipal, que atuava na ronda escolar, foi deslocado para reforçar a seguranças nas praias de Maricá. O projeto Verão, uma parceria entre as secretarias municipais do Ambiente, Fazenda e Defesa Civil, que irão trabalhar juntas na ordenação e segurança das praias do município, juntamente com o grupamento marítimo da Guarda Municipal. Esse grupo tem a missão de fiscalizar os banhistas e verificar se eles estão descumprindo alguma norma nas praias, como soltar pipas, jogar frescobol, armar barracas de camping e fazer churrasco na areia ou mesmo andar de caiaque ou Jet Sky fora das áreas delimitadas pelas bóias.

As praias de Itaipuaçu e Ponta Negra, que nunca contaram com o grupamento de praia da Prefeitura de Maricá, foram incluídas no roteiro de atuação dos integrantes do Projeto Verão deste ano, onde também fazem parte as praias da Barra de Maricá e Itaipuaçu, e a lagoa do Boqueirão. A Comandante da Guarda Municipal, Simone Almeida, que assumiu a corporação no final do ano passado, pretende fazer desse verão, que começou no dia 21 de dezembro, um dos mais tranqüilos e seguros para os moradores e turistas que irão visitar a cidade.

Na lagoa do Boqueirão, um dos pontos procurados pelos banhistas, principalmente pela tranqüilidade do local, a equipe do Grupamento Marítimo, formadas pelas Guardas Municipais Janaína dos Santos, Ana Aretuza e Samantha Guimarães, não encontrou dificuldade para organizar o lazer dos banhistas nesta sexta-feira (7/1). Segundo elas, a maior preocupação era o de evitar algum acidente com jet Sky. Mas depois que o espaço para os banhistas foi delimitado por bóias, tudo foi resolvido.
“A nossa função é impedir que as pessoas cometam excessos nas praias e que prejudique o lazer de outros banhistas. Um dos grandes problemas enfrentados aqui na cidade era em relação a usuários de Jet Ski. Nesse verão vamos colocar bóias para delimitar o percurso e marcar os locais onde pode praticar o esporte, sem colocar em risco a vida dos moradores. O nosso objetivo é garantir que as praias de Maricá continuem sendo um lugar de lazer e diversão, mas com muita mais segurança”, garante a Comandante Simone Almeida.


Foto Paulo Polônio
Texto Denilson Santos
Fonte - Prefeitura Maricá

Um comentário:

  1. é mas esse reforço vai continuar o verão todo ou é só por causa das férias escolares.obrigado cristina

    ResponderExcluir