Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Araruama começa 2012 sem casos de dengue

O ano de 2012 começou com saldo positivo para Araruama na área da saúde: nenhum caso de dengue foi confirmado até agora. O número reflete o trabalho realizado ao longo de 2011 pela equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde do município, que conseguiu reduzir, drasticamente, o número de casos confirmados: em 2010 o de Índice Rápido de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) chegou a 2,4% (estado de alerta moderado). Em dezembro de 2011, no entanto, o índice caiu para 1,1%, bem próximo do índice considerado satisfatório, que é de 1%.

- Em 2011 nossa meta foi intensificar o combate ao mosquito da dengue, e com base no último LIRAa, acredito que tivemos muito sucesso. O diferencial foi que tivemos a população como nossa grande parceira, através do trabalho realizado em conjunto com várias associações de moradores. E para 2012, a expectativa é reduzir ainda mais este índice – comentou Claudio Heleno dos Santos, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Em 2011, Araruama teve 1643 casos de dengue confirmados, número que ficou abaixo da média estadual registrada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (1.828,7 por município). E, ao contrário de outros municípios da região, Araruama não registrou nenhum óbito por dengue ao longo de 2011.



Verão com campanha reforçada



Para reduzir ainda mais esses números, o município está reforçando a campanha “10 minutos contra a dengue”, que durante o verão estará com foco voltado para o distrito de Praia Seca. O motivo: muitas casas desse distrito pertencem a turistas, e por isso passam o ano inteiro fechadas, impossibilitando o trabalho de monitoramento da equipe da Vigilância Ambiental. “Por isso, agora, estamos com nosso foco mais voltado pra lá, porque é nessa época que os turistas aparecem, e podemos realizar as vistorias, localizar focos do mosquito e impedir a proliferação” – explicou Claudio.

- Isso, no entanto, não significa que o trabalho nos demais distritos estará paralisado. Teremos uma equipe atuando em conjunto com as associações de moradores. Mas, o mais importante, é que cada um faça a sua parte, porque acabar com a dengue, hoje, é muito mais uma questão individual. Se cada um cuidar do seu quintal, investindo 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros, toda a população será beneficiada – completou Claudio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o ambiente doméstico concentra 80% dos focos de dengue.

Para facilitar o trabalho da população, a Secretaria Estadual de Saúde possui um site (www.riocontradengue.com.br) com todas as informações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Entre as dicas, estão:

- Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas;

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;

- Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.;

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada;

- Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água.

- Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e em local coberto;

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

Fonte: Prefeitura de Araruama

- Cacos de vidro no muro. Coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário