Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefeito de Araruama garante saneamento para Praia Seca


Os moradores do distrito de Praia Seca, em Araruama, já podem comemorar. O prefeito André Mônica assinou, agora à tarde, o Pacto pelo Saneamento, programa lançado pelo Governo do Estado em abril deste ano, e que estabelece, entre outras coisas, o fim dos lixões e o tratamento de 60% do esgoto no Estado do Rio de Janeiro até 2014. O documento foi assinado durante solenidade no Clube Náutico, em Cabo Frio, com a presença do secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc; do subsecretário do Ambiente, Luiz Firmino; da presidente do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), Marilene Ramos; do prefeito de Araruama e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), André Mônica; do secretário municipal de Meio Ambiente de Araruama, Leonildo da Costa e Silva, além de outros prefeitos, representantes das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba e autoridades da Região dos Lagos.

Executado pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Inea, o Pacto pelo Saneamento terá investimento de cerca de R$ 5 bilhões, recurso este proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi), além de investimentos federais, e da iniciativa privada.

- Há uns seis anos atrás ninguém acreditava que a lagoa tinha recuperação. Mas a semente plantada lá atrás está dando bons frutos, e os resultados já podem ser colhidos. A lagoa está revitalizada, e vemos o retorno de várias espécies que tinham desaparecido, como o camarão, a perumbeba, a carapeba. Até tartaruga já resgatamos nas água da lagoa, em Araruama. Mas temos, sempre, que continuar pensando no futuro. Por isso o dia de hoje é muito importante, principalmente para os moradores do distrito de Praia Seca. Através da assinatura desse pacto, poderemos, finalmente, iniciar as obras de implantação da rede de esgoto, que estavam previstas, apenas, para 2016 – comemorou o prefeito.

Segundo Luiz Firmino, os investimentos começam logo. “O documento que o prefeito André Mônica assinou hoje garante à população de Praia Seca um grande investimento em saneamento, que começará a ser feito ainda este ano. Ele prevê a implantação de sistema de esgotamento em rede separativa e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto para o local. Só precisamos que agência reguladora (Agenersa) faça alguns cálculos para que as obras comecem o mais rápido possível” – garantiu.

Para agilizar o processo de total recuperação da lagoa, o prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, também assinou o pacto, garantindo saneamento para Monte Alto e Figueira, que são, praticamente, a extensão de Praia Seca. “É muito ver que os prefeitos da região estão se mobilizando para resolver o problema do saneamento” – comentou Marilene Ramos.

- No caso de Praia Seca, esse acordo envolve o município, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e a concessionária Águas de Juturnaíba, e permitirá a antecipação de investimentos que estavam previstos somente para 2016. Serão R$ 8 milhões de investimento – comentou o secretário Carlos Minc, que fez questão de anunciar um importante marco para a região. “Com a assinatura deste Pacto pelos prefeitos de Araruama e Arraial do Cabo, e a união do CIJLSJ, demais prefeituras, concessionárias e ONGs, a Região dos Lagos é, hoje, a região com maior índice de tratamento de esgoto de todo o Estado do Rio de Janeiro”.
Fonte: Prefeitura de Araruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário