Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 26 de março de 2012

Estudantes de Maricá fazem jornada pelo Dia do Meio Ambiente

Trinta e dois alunos do 5º ano da E.M. Reginaldo Domingues, em Ponta Negra, fizeram uma jornada ecológica nesta sexta-feira (23/03) comemorando o Dia Municipal do Meio Ambiente, comemorado em 21 de março (Lei nº 2323, de 26/03/2010), e o Dia Mundial da Água, cuja data é 22 de março. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Educação.

Os estudantes começaram o dia recebendo um kit de limpeza, constando de luvas higiênicas e sacos de lixo, para coleta de material no canal de Ponta Negra. Antes, os alunos assistiram a uma aula de Educação Ambiental com as professoras Ana Paula e Vanessa, sobre a importância dos rios que deságuam na bacia hidrográfica Maricá-Guarapina.

De Ponta Negra, os estudantes tomaram um ônibus da Secretaria de Educação e foram para o bairro do Espraiado, onde receberam mais informações sobre o meio ambiente. Viram, por exemplo, a importância das faixas de proteção marginal dos rios, em especial a mata ciliar em torno da nascente do Rio Caranguejo, que banha o Espraiado. Além disso tiveram noção do risco de despejo de resíduos sólidos e efluentes na água, da caça ilegal, do desmatamento, dos efeitos da construção irregular e de outros itens que poluem o ambiente – entre eles materiais não recicláveis de cultos religiosos deixados de forma indiscriminada à beira de rios e lagoas.

“Os alunos de Ponta Negra desconheciam o Espraiado e ficaram encantados com o que viram. Para o ano, pretendemos fazer o trajeto inverso”, avaliou a subsecretária de Ambiente, Deborah Dias. “Nossa ideia é promover ações que levem à multiplicação de informações sobre a necessidade da preservação de nosso patrimônio ambiental”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário