Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 21 de março de 2012

Traineira encalha em Guaratiba e expõe presença irregular de pesqueiros no litoral de Maricá




Técnicos da Secretaria do Ambiente, da Defesa Civil e integrantes do Batalhão Florestal encontraram uma traineira encalhada na manhã desta terça-feira(20/03) na praia de Guaratiba, em Maricá. Segundo a secretaria, a embarcação Apache, de Macaé, havia descarregado no mercado São Pedro, em Niterói, e retornava vazia ao porto de origem quando, segundo os tripulantes, uma pane no motor acabou fazendo com que fosse lançada pelas ondas sobre a praia. Na avaliação dos técnicos, no entanto, o incidente foi provocado pelo fato de o barco, de pouco mais de 20 metros, ter ficado fundeado durante a noite muito perto da praia. É proibido navegar a menos de 200 metros da arrebentação, mas muitos desrespeitam a norma.

A secretaria do Ambiente vem acompanhando com grande preocupação a presença de traineiras de outros municípios pescando no litoral de Maricá. A repressão do Inea contra práticas predatórias na Baía de Guanabara e proximidades fez com que vários desses barcos se deslocassem para atuar na região. Durante o período do defeso, encerrado no dia 15 de fevereiro, Guaratiba e outras praias acabaram poluídas com restos da pesca lançados pelas tripulações após a lavagem de barcos e depósitos. Avaliações de técnicos indicam que a atividade está causando impacto direto, por exemplo, na população de sardinhas.

Um sobrevôo foi realizado com o intuito de localizar e identificar outras traineiras além da que encalhou. As imagens obtidas foram enviadas à Capitania dos Portos, ao Inea - Comissão integrada de combate a crimes ambientais (Cicca) - e ao Batalhão Florestal, com o pedido urgente de fiscalização e punição para os transgressores. Ao mesmo tempo a secretaria de Ambiente avalia os eventuais danos provocados pelo encalhe. A traineira Apache foi mais tarde puxada por outra embarcação, maior, e voltou a navegar.
Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário