Revista Encontros Edição 112

sábado, 7 de abril de 2012

Desabrigados em Teresópolis, RJ, podem chegar a 800, afirma coronel

O número de desabrigados após a chuva forte que caiu em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, pode chegar a 800, informou na madrugada deste sábado (7) o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões.

O coronel está na cidade serrana vistoriando as áreas mais atingidas pelo temporal que caiu na região na noite desta sexta-feira (6).
Moradores prejudicados pela chuva estão sendo levados para creches e escolas do município. De acordo com o prefeito Arlei Rosa, os bairros mais afetados pelo temporal foram Perpétuo, Pimentel e Rosário.
Segundo Arlei Rosa, os dois hospitais da cidade, além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)estão atendendo as vítimas dos deslizamentos.
“A prefeitura está toda em alerta. Caiu umas barreiras no Rosário, mas a prefeitura já está tirando. Na Fonte Santa, onde teve muita água, o acesso já está sendo liberado”, explicou o prefeito.



Subiu para cinco o número de mortos, informou na madrugada deste sábado (7) o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões.
A vítima localizada é uma mulher, que estava sob os escombros de uma casa no bairro de Santa Cecília. O filho dela, de cinco anos, foi resgatado com vida, de acordo com o coronel Simões.

Segundo as primeiras informações, uma vítima teria 14 anos, moradora do bairro Quinta Lebrão. Um casal teria sido retirado sem vida em um desabamento em Bom Retiro e ainda uma outra vítima morreu em um deslizamento na comunidade Pimentel.
Anteriormente, os bombeiros informaram que a vítima de 14 anos era do sexo masculino, porém às 23h41 a corporação afirmou que era uma menina.
A chuva deu trégua no município por volta das 23h. Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e cães da corporação estão a caminho.
Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o sistema de alerta sonoro da cidade foi acionado nos bairros de Perpétuo e Rosário, e moradores estão sendo orientados a seguir para os pontos de apoio.
Já chega a oito o número de deslizamentos de terra em Teresópolis. A informação foi confirmada pela Secretaria de estado de Defesa Civil.
A serra Rio-Teresópolis chegou a ficar cerca de 3 horas totalmente interditada.
De acordo com a Concer, concessionária responsável pela via, a interdição ocorreu por medida preventiva, já que chovia muito forte na cidade.
Friburgo
Em Nova Friburgo, também na Região Serrana, a chuva forte do fim desta tarde provocou um deslizamento de terra na RJ-142, estrada que liga os distritos de Mury a Lumiar. Segundo a Defesa Civil do município, motoristas que trafegam pelo local devem dirigir com atenção, pois a rodovia opera em meia pista.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, em quatro horas choveu mais do que o esperado no município para o mês inteiro. Mais cedo, o Rio Bengalas, no Centro da cidade, chegou a transbordar, mas as águas já retornaram ao nível normal.
Todos os rios da Região Serrana estão em estágio de atenção, ainda de acordo com o Inea. A Defesa Civil do estado informou que as equipes estão mobilizadas nos dois municípios.
Em janeiro de 2011, a chuva que devastou municípios da Região Serrana deixou mais de 900 mortos.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário