Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Espraiado de Portas Abertas: definida a programação de setembro

Evento será realizado no dia 02 e terá caminhada em trilha, exposição de orquídeas, aulas de golfe e passeios de cavalo, entre outras atrações.

Caminhar pela trilha da Serra da Chuva, almoçar aos pés da cachoeira, passear a cavalo. No próximo dia 02 de setembro, a flora e a fauna não serão os únicos motivos para se visitar o Espraiado - vale cercado por serras a pouco mais de 10 km do centro de Maricá.

O Espraiado de Portas Abertas, evento trimestral de cultura e turismo rural apoiado pela prefeitura, terá uma programação inédita, numa edição dedicada à primavera, que também começa em setembro, no dia 22.

Durante todo o dia (das 09h às 18h), dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado vão receber a população com o melhor das tradições locais em gastronomia, arte e turismo. Uma bandeira amarela hasteada sinaliza os locais participantes.

Entre as atrações, haverá aulas de hipismo (Fazenda Alessandro Souza); equitação (em frente ao Sítio do Riacho), tendas de artesanato (como o Ponto da Claudine), visitação a animais treinados (Sítio Esperança); apresentações musicais e de dança (Sítio do Riacho), venda de produtos agrícolas e outros artigos naturais (Sítio do Riacho), além de refúgios da boa comida (Padaria Sabor do Espraiado, Ponto da Marilda, Cantina da Capela de São João Batista, Restaurante Saloma’s e bares locais).

Uma novidade é a parceria dos organizadores com o Privilège Golf Clube, condomínio que fica na estrada do Espraiado e que abriga um campo profissional de golfe. O local estará aberto ao público e sediará um torneio relâmpago do esporte para os visitantes, às 14h. No restaurante do empreendimento, será servido bobó de camarão com aipim do Espraiado, prato elaborado especialmente para o dia do evento.


Valorização da cultura local

No sítio do Riacho, espécie de âncora do Espraiado de Portas Abertas, os turistas poderão visitar uma exposição de orquídeas e de manifestações artísticas locais, como a famosa tapeçaria do Espraiado e os objetos confeccionados com fibra de bananeira, além de contação de histórias e uma representação, em dança, do ritual de debulhação do feijão guandu. Tradição local no passado, a debulhação do guandu (uma espécie de vagem típica da região), reunia famílias vizinhas, que descascavam o legume enquanto conversavam.  


Integração entre secretarias reforça apoio ao evento

Num esforço da secretaria de Turismo e Lazer, o Espraiado de Portas Abertas também terá atividades promovidas pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, além do próprio Turismo. Na escola municipal do Espraiado, equipes darão informações sobre programas sociais, como “Bolsa Família”, e serviços como CRAS e Rio Card. Também serão emitidas carteiras de trabalho. Haverá ainda apresentação de jazz, às 11h, e oficinas de MDF e pintura em telha ao longo do dia, além da exibição do filme “Direitos Humanos das Mulheres”, seguido de enquete e debate sobre a Lei Maria da Penha.

O projeto Sob o Céu Sob o Sol de Maricá terá quatro pontos de encontro (Bar da Izabel, Largo de Santo Antônio, Sítio do Riacho e a cachoeira), com apresentações gratuitas dos músicos Raul Palmeira, Baiano, Brunno Berne e Ronaldo Valentim, respectivamente.

Quem visitar o local no dia do Espraiado de Portas Abertas e quiser passar a noite na região terá 10% de desconto em hospedagem na pousada Ponta Negra, localizada no quilômetro 40 da Amaral Peixoto. A pousada vai oferecer bicicletas aos hóspedes para que eles desfrutem com tranquilidade o trajeto que leva às atrações do evento.

Fonte: Marica.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário