Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Terra de mil sabores: o estado do Rio oferece muitas opções gastronômicas


Cheias de surpresas de dar água na boca dos turistas, várias cidades do estado contam com eventos especiais ao longo do ano para se tornarem ainda mais atrativas

Junto com dialetos, danças e outras expressões culturais, a comida é um dos elementos mais característicos de uma região. Em Roma ou em Gramado, no Rio Grande do Sul, milhões de turistas desembarcam todos os anos em busca de novos temperos e especialidades. Porém, o próprio estado do Rio de Janeiro conta com opções variadas para quem quer curtir as férias com o paladar sem grandes deslocamentos.
Um dos principais eventos do estado para os fãs de gastronomia é o Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras. Em sua 15ª edição, o festival está programado para acontecer entre os dias 2 e 20 de novembro e reunirá 13 restaurantes da cidade, que competirão para ganhar o prêmio de melhor chef.
Entre as cidades de praia, também se sobressaem Búzios e Paraty. A primeira abriga, no mês de julho, o seu Festival Gastronômico. No ano passado, o balneário contou com 51 restaurantes envolvidos no evento e recebeu mais de 10 mil turistas interessados em provar pratos feitos à base de peixe, siri e mexilhão, por preços populares. Já na cidade histórica da Costa Verde, a especialidade não é a comida, mas a bebida. Previsto para começar no dia 16 de agosto, o Festival da Cachaça de Paraty reunirá, pela trigésima vez, alambiques, barracas de degustação e shows de música em homenagem à típica bebida brasileira. A estudante Luiza Rodrigues esteve na cidade no ano passado para o evento e conta que pretende voltar em 2012.
“A cidade fica cheia de barracas, de música. Eu não costumava tomar cachaça, mas lá tem degustação e a gente acaba conhecendo melhor a bebida”, elogia Luiza.
Paraty também abriga um dos principais eventos culturais do País, a Feira Literária de Paraty (Flip). Segundo o turismólogo José Henrique Serrano, eventos gastronômicos e culturais são uma forma de driblar a sazonalidade do turismo.
“Os eventos são realizados para impulsionar o turismo fora de época. Todo o comércio da cidade, formal ou informal, ganha com estes eventos: pousadas, lojas de suvenires...”, explica.
Cidades que não costumam figurar entre os destinos turísticos mais comuns também se utilizam de eventos especializados para chamar mais visitantes. É o caso de Paty dos Alferes, no interior do Rio de Janeiro. A cidade, de economia rural, realiza desde 1979 a Festa do Tomate, durante o feriado de Corpus Christi, em junho. Com concursos culinários e apresentações paralelas, o evento atrai, em média, 40 mil frequentadores por dia. Porém, nem só de eventos vive o mundo do turismo gastronômico. Localizado na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, Itatiaia tornou-se conhecida por seu Parque Nacional, que abriga o Pico das Agulhas Negras, e pelo distrito de Penedo, que atrai muitos turistas pela barriga. Os principais chamarizes são os pratos feitos à base de truta e as inúmeras chocolaterias e sorveterias da colônia finlandesa. Para a dona de casa Silvana Corrêa e sua família, Penedo foi amor à primeira vista.
“Conhecemos quando morávamos em Resende e todo mundo aqui em casa se apaixonou. Sempre íamos almoçar lá aos domingos e ainda vamos, de vez em quando”, conta Silvana.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário