Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hotelaria e gastronomia devem abrir mais de 90 mil postos de trabalho


Vagas devem se concentrar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para atender os grandes eventos esportivos e a demanda de turistas que virão ao país até 2016

Mais de 90 mil postos em hotelaria e gastronomia na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro até 2016. Esta é a previsão do setor hoteleiro que está em ritmo acelerado para capacitar mão de obra qualificada visando atender a alta demanda de turistas em função dos grandes eventos esportivos que estão por vir. O “test drive” já é ano que vem com a vinda do Papa Bento XVI ao Rio. As vagas operacionais, como camareira, copeiro, mensageiro, garçom e auxiliar de cozinha, são as que oferecem o maior número de oportunidades.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), hoje a capital do Rio conta com cerca de 31.500 quartos em operação e, segundo pesquisa do IBGE, são 38.500 incluindo a Região Metropolitana. O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, estima que até 2016 entrem em operação 36 novos hotéis no Estado do Rio, sendo 17 deles somente na capital. Ao todo, serão pelo menos 10 mil novos quartos. “Cada novo quarto de hotel gera cerca de quatro empregos para o setor turístico. Somente com a ampliação hoteleira a ABIH-RJ projeta 40 mil novos postos de trabalho gerados pelo turismo. Além do investimento na construção, renovação e ampliação de hotéis, é fundamental selecionar, treinar e qualificar mão de obra para garantir qualidade dos serviços”, afirma Lopes. 
A grade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) conta com 33 cursos voltados para o setor hoteleiro e áreas afins. Atualmente, estão abertas inscrições para os cursos de camareiro, recepção e reservas em hotéis, maître, organização de eventos, boas práticas para estabelecimentos de alimentos e bebidas, barman e barista. “Outros cursos entrarão no cronograma nas próximas semanas e serão anunciados em nosso site. O SindRio estima que, até 2016, sejam criados 90 mil postos em hotelaria e gastronomia na região metropolitana do Rio”, diz Carla Riquet, coordenadora de formação e qualidade do SindRio. As inscrições podem ser feitas pelo emailcursos@sindrio.com.br e pelos telefones 3231-6651, 3231-6667 e 3231-6686. Mais informações: www.sindrio.com.br. 
Deise Cléia Montanarin, especialista de Turismo e Hotelaria do Senac-RJ informa que no momento a instituição está com 16 cursos na área de hotelaria que vão desde o curso de aprendizagem até a graduação tecnológica e cursos da área de operação e de gestão. “Além de duas áreas em franco crescimento que são a hotelaria offshore e a hotelaria hospitalar”, destaca. 
Carência – A especialista do Senac-RJ diz ainda que as ocupações de nível operacional ainda têm uma alta rotatividade. “O que faz com que o setor tenha sempre demanda por novos profissionais”, avalia Deise Montanarin. Mais informações e inscrições dos cursos: www.rj.senac.br ou pelo 4002-2002.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com 30 unidades com cursos da área hoteleira. João Marcelo Coelho, coordenador da Escola de Hotelaria da Faetec/Quintino, afirma que atualmente há cerca de 7 mil vagas por ano. “Nossa maior procura se dá nos cursos de cozinheiro industrial, auxiliar de cozinha, padeiro, garçom básico, confeiteiro, copeiro, barman/bartender, camareira e salgadeiro”, relata Coelho. De acordo com ele, cozinheiros, auxiliares e garçons são as profissões mais carentes no mercado. Mais informações e inscrições: www.faetec.rj.gov.br ou pelo 2332-4085. 
Idioma – Daniel Plá, especialista em internacionalização de franquias, marcas e turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destaca a importância das redes de hotéis e restaurantes oferecerem cursos básicos de inglês. “Estudos do setor mostram que um turista gasta de 20% a 30% a mais quando é atendido num restaurante onde o garçom fale a sua língua. E é bom o próprio profissional correr atrás caso a empresa não ofereça. Caso contrário, estrangeiros vão ocupar espaço dos brasileiros na medida que já há hotéis e restaurantes trazendo profissionais de fora para resolver a questão da língua”, alerta Plá. 
Evento – De 28 a 30 deste mês, das 10h às 21h, no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio, acontece o Salão de Turismo do Rio de Janeiro/Brite 2012. O evento, que terá entrada gratuita e visa promover o Turismo no Brasil, contará com o Encontro Internacional de Hotelaria ABIH-RJ. “Este será um dos destaques do evento, com total foco na rede hoteleira. Conferencistas nacionais e internacionais, além de grupos hoteleiros que buscam expansão no Brasil estarão reunidos ao longo do evento”, comenta Carlos Muzzio, coordenador do evento. Inscrições e mais informações: www.britebrasil.com.br.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário