Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Marfim, o novo diamante de sangue da África


A África está no meio de um épico massacre de elefantes. Grupos de preservação de animais dizem que caçadores estão matando milhares de elefantes por ano, mais do que em qualquer outra época nos últimos 20 anos, enquanto o mercado de marfim se torna cada vez mais militarizado.
Mas não são apenas criminosos que caçam elefantes. Alguns membros de exércitos africanos treinados pelos EUA foram acusados de negociar marfim. Soldados congoleses, por exemplo, são frequentemente presos por matar elefantes. A Interpol está ajudando a investigar as mortes em massa de animais no parque de Garamba, na República Democrática do Congo, tentando cruzar o DNA do crânio dos elefantes com dentes que foram capturados recentemente no aeroporto de Uganda.
A demanda por marfim atingiu tal ponto que dentes de um único elefante adulto podem valer dez vezes mais que a renda média anual de muitos países africanos. Na Tanzânia, moradores de vilarejos pobres estão envenenando abóboras e colocando-as na estrada para elefantes comerem.
Segundo funcionários que trabalham com a preservação do aninal, a caça em massa a elefantes na África pode estar tão ruim - ou pior - que nos anos 80, quando caçadores mataram mais da metade da população do mamífero, antes de uma proibição internacional sobre a comercialização de marfim.
Fonte: Oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário