Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ressaca na costa de Niterói traz alegria e susto para moradores


Ondas causaram diferentes sensações para niteroienses. As fortes ondas que atingiram a costa levaram os surfistas às praias e causou transtornos para os passageiros das barcas
As fortes ondas que atingiram a costa de Niterói, na manhã da última quarta-feira, fizeram a alegria de uns e provocaram susto em outros. No segundo caso estão incluídos os passageiros de um catamarã, que partiu de Charitas, por volta das 7 horas, em direção à Praça XV. Por causa do mar agitado, a embarcação começou a balançar com força, as portas automáticas se abriram e os usuários ficaram alarmados. A mudança da maré mudou a rotina da agente de viagens Mariana Ribeiro, de 28 anos, que estava na embarcação.
“O catamarã seguia lotado e quando íamos para a Praça XV, uma série de ondas fortes deixou os usuários assustados, já que parecia que estávamos entrando em um buraco. Com a forte movimentação, as portas da frente da embarcação se abriram e rapidamente os agentes da concessionária as fecharam e informaram que iriam diminuir a velocidade da embarcação”, contou a jovem.
A concessionária CCR Barcas informou que tiveram conhecimento de uma embarcação que seguia para Charitas, que também teve suas portas automáticas abertas após ter passado por fortes ondas. No entanto, as portas foram fechadas imediatamente e os passageiros acalmados por meio dos sistemas de som e de imagem da embarcação. A concessionária afirmou ainda que ninguém ficou ferido e não foi preciso reduzir a velocidade do catamarã.
A notícia de mar revolto animou os surfistas que, depois de vários dias com temperaturas baixas, lotaram a Praia de Icaraí, no trecho próximo à Pedra de Itapuca. Pela manhã, pelo menos 20 aproveitavam as boas condições do tempo e do mar para pegar uma onda. Desde o fim de semana, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN) exibe boletins sobre as ressacas que atingem as praias do litoral do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o órgão, a previsão para a última quarta-feira em toda a costa fluminense alertava para a possibilidade de ondas de até 2,5 metros de altura. Ainda de acordo com o DNH, a previsão é que a ressaca possa permanecer devido às mudanças climáticas ocorridas nesta época do ano. O tamanho das ondas também pode variar, chegando ao máximo de dois metros e meio de altura.
Fonte: O fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário