Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Maricá apresentada em homenagem a Oscar Niemeyer



A cidade de Maricá será destaque na série semanal “Casa Brasileira” do canal de tevê a cabo GNT.  O programa - com exibição prevista para o dia 15 de dezembro - vai mostrar as diversas obras projetadas por Oscar Niemeyer, que comemora 105 anos naquele mês e, segundo o  apresentador Alberto Renault, será homenageado pela produção.  O município – com o qual a família do arquiteto tem vínculos históricos – possui duas propriedades ligadas a Niemeyer: a residência de praia do professor e antropólogo Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, e a Fazenda Bananal, refúgio da família Niemeyer.
No dia (17/11), a equipe do programa gravou depoimentos com o escritor Toninho Vaz, que por diversas vezes passou as férias de verão com a família na residência de praia do amigo. Segundo Vaz, Darcy havia pedido a Niemeyer  um “projetinho” para ele em Maricá. O arquiteto preparou a casa que atendia todas as exigências do indigenista.  Uma residência em formato de sol, sem muros, com parte da casa coberta por sapê, fazendo referência às ocas. O espaço se tornou refúgio para o descanso de Darcy, que não arredava pé da rede nem mesmo quando a ressaca lambia toda a frente da casa.
Trabalhando há 17 anos na casa, a caseira Maria de Jesus disse que era um orgulho servir a Darcy. “Ele era uma pessoa tranquila e gostava de almoçar no meio dos livros”, comenta, lembrando quando o patrão chegava e olhava para o mar. “Dizia: cheguei, marzão só meu. Estou sentindo o cheiro das índias”, repetiu ela. Toda voltada para o mar, a casa tem os traços característicos de Niemeyer, linhas fluidas e leveza mesmo em concreto. Com muitas curvas, permite que se veja o mar de qualquer parte do interior. O imóvel foi restaurado no ano passado depois de ter sido desapropriado e incorporado pela prefeitura. A intenção é a de instalar ali um Centro de Educação Digital para professores.
Fazenda Bananal é recanto da Família Niemeyer
Depois de gravar parte do programa em Cordeirinho, a equipe  do “Casa Brasileira” seguiu para a fazenda da família Niemeyer. A casa grande e a capela estão localizadas no sopé da Serra do Bananal, e apesar das alterações sofridas, a primeira está incluída na tipologia das casas de fazenda do interior fluminense nos séculos XVIII e XIX. Para ter acesso à capela é necessário passar por dentro da casa, que tem seu interior simples com paredes brancas e decoração em dourado. A fazenda pertenceu ao alferes Antônio Joaquim Soares e à sua mulher, Maria Antônia Reginalda, e foi tombada em 1985 pelo Instituto Estadual do Patrimônio cultural (INEPAC).
Fonte: Maricá.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário