Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Encontro com o Campeonato Carioca

No dia 18 de janeiro inicia-se o campeonato estadual que é considerado o mais charmoso do Brasil. E aqui na REVISTA ENCONTROS, você fica por dentro de como estão os maiores times do estado; Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Falarei como virão os clubes, como está a preparação para a temporada e um esboço do time titular das equipes.
Vamos começar pelo mais amado do Brasil. O time enfoca no primeiro semestre a Copa Libertadores da América, tendo sua preparação toda voltada para a competição. Para conquistar as Américas, o elenco conta com os reforços do lateral direito Léo e do meia Everton, que vieram do Atlético-PR; do centroavante Alecsandro, que estava no Atlético-MG; do meia/volante Elano, ex-Grêmio; do volante Feijão, envolvido em um “troca-troca” com o Bahia (foi para lá o atacante Rafinha e chegou o jogador acima citado) e do zagueiro Erazo, que chega do Barcelona-EQU.
Devido à competição internacional, o Flamengo deve mandar a campo no campeonato estadual um time composto por reservas. Porém, em alguns jogos, principalmente nos clássicos, deve jogar com o time titular, composto por Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Feijão, Everton e Elano; Hernane e Paulinho – TEC.: Jayme de Almeida.
O Fluminense quer apagar a figura do "tapetão", imposta a ele após a confusão no final do último Campeonato Brasileiro, quando permaneceu na primeira divisão nacional devido a uma decisão do STJD (A Portuguesa-SP e o Flamengo perderam quatro pontos por escalarem jogadores irregulares; com isso, o Tricolor ultrapassou-os e a Lusa foi rebaixada. Ainda assim, o caso ainda não acabou, já que a questão tramita na justiça comum).
Para isso, tem o reforço dos ídolos Darío Conca e Renato Gaúcho, que retornam ao clube após alguns anos longe das Laranjeiras. O elenco conta também com as chegadas de Chiquinho, oriundo da Ponte Preta, e do atacante Walter, sensação do último Campeonato Brasileiro, que estava no Goiás. Sendo assim, o time titular deve ter Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Jean, Conca e Wagner; Rafael Sobis (Walter) e Fred – TEC.: Renato Gaúcho.
No Vasco da Gama a palavra de ordem é “reforços”. Após o fiasco da temporada 2013, quando nenhum título foi conquistado e foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o elenco está sendo quase todo reformulado. Até agora, sete atletas foram apresentados e já treinam com o time visando à conquista do Carioca e a ascensão à Série A. O time-base do cruz-maltino é Martin Silva; André Rocha, Rodrigo, Jomar e Diego Renan; Guiñazú, Aranda, e Juninho; Willian Barbio, Everton Costa e Edmilson – TEC.: Adilson Batista.

Por último, mas não menos importante, o Botafogo. O time da Estrela Solitária vem se preparando para o retorno a Libertadores – após de 18 anos o clube retorna a disputa – e também deve deixar o Cariocão em segundo plano. O alvinegro não quer fazer feio e está se reforçando para ir bem longe na competição. Ainda assim, o time sofreu ontem uma baixa importantíssima. O craque holandês Clarence Seedorf anunciou sua aposentadoria para tornar-se treinador do Milan-ITA. Além dele, o time pode acabar perdendo também os atacantes Rafael Marques e Elias para o futebol chinês.
O time titular do Botafogo, que tal qual o Flamengo só deve entrar em campo em algumas ocasiões, tem Jefferson; Edilson, Dória, Bolivar e Júlio César; Bollatti, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Rafael Marques e Ferreyra – TEC.: Eduardo Húngaro.No dia 18 de janeiro inicia-se o campeonato estadual que é considerado o mais charmoso do Brasil. E aqui na REVISTA ENCONTROS, você fica por dentro de como estão os maiores times do estado; Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Falarei como virão os clubes, como está a prepação para a temporada e um esboço do time titular das equipes.
Enfim, é isso. Desejamos toda a sorte do mundo a cada um dos participantes e que o Cariocão 2014 seja um verdadeiro sucesso. Que vença o melhor!


Texto: Lucas Nunes (Estagiário e estudante de jornalismo da Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário