Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Capitania dos Portos estipula novas regras nos cruzeiros para Búzios


Viagens para a cidade da Região dos Lagos sofrerão mudanças na próxima temporada, entre outubro de 2011 e abril de 2012. Medida favorece conservação do meio ambiente local

A Capitania dos Portos realizou uma redução na quantidade dos pontos de fundeio de cruzeiros na cidade de Armação dos Búzios. Se antes havia quatro pontos, a partir de agora existirão apenas dois.


Será possível perceber a mudança já a partir da próxima temporada de cruzeiros, entre outubro de 2011 e abril de 2012. Além disso, os locais de embarque e desembarque ficarão posicionados a mais de 500 metros de áreas de grande interesse ecológico. As embarcações também usarão boias de amarração para evitar o problema do arrasto de âncoras, que, segundo a Prefeitura de Búzios, causava danos ao meio ambiente e à pesca local.

“Essa era uma vontade antiga da Prefeitura. Pois, além da questão ambiental que estava sendo prejudicada, era possível perceber que a cidade não possui infraestrutura para receber tantas embarcações”, comunicou a Prefeitura.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a motivação apresentada do requerimento deve-se principalmente a questões ambientais, pois o fundeio por meio de âncoras vem promovendo a perturbação e escavação do leito marinho.

Fonte: O Fluminense.
Da Redação - Encontros - Carlos Zuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário