Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Itaboraí rejeita candidatos de fora

A transformação de Itaboraí num ‘eldorado’ por causa dos R$ 8,5 bilhões investidos pela Petrobras na construção do Comperj está fazendo com que a cidade vire uma ‘importadora’ de políticos, que estão transferindo seus domicílios eleitorais para o município, de olho na sucessão do prefeito Sérgio Soares (PP), em 2012. Nos últimos meses, alguns políticos com reduto eleitoral em São Gonçalo, ‘fixaram’ residência em Itaboraí.


Um deles alugou um apartamento no centro da cidade e vem utilizando um jornal com circulação local para atacar a atual administração e mostrar seu ‘cartão de visitas’.[blolquear]

Mas parece que essa ‘importação’ de candidatos à sucessão municipal não está agradando a população de Itaboraí. O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Borges (PMDB), mostrou ser um ferrenho opositor desta manobra política. “Acho isso um absurdo. Quando, em 2001, Itaboraí foi considerada a cidade mais miserável do estado, estes políticos nada fizeram pelo município. Agora que Itaboraí caminha para a prosperidade, eles alugam imóveis na cidade e querem se eleger prefeito. Isso é enganar a população”, disse Lucas.

Nas ruas a opinião é semelhante. Numa enquete realizada pela reportagem de O SÃO GONÇALO, eleitores ouvidos disseram que não votariam em um candidato que viesse de fora. Assim como Lucas Borges, a estudante Tainá Araújo, 15 anos, que votará pela primeira vez em 2012, disse que Itaboraí precisa de um prefeito inserido na realidade da cidade e não um ‘importado’ de outra cidade.

Legislação - De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), qualquer político que deseja concorrer a um cargo eletivo em outro município, deverá mudar o seu domicílio eleitoral um ano antes do pleito e comprove efetivamente que resida na cidade.

Fonte: O São Gonçalo
Da Redação - Encontros - Carlos Zuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário