Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Advogado de Carolina Dieckmann vai entrar com ação após Google dizer que não interfere em busca

O advogado da atriz Carolina Dieckmann, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, informou nesta quinta-feira (10) que vai entrar com uma ação judicial contra o Google, após a empresa dizer que não interfere nas buscas do site e não pode retirar as fotos íntimas da atriz que vazaram na internet. — Vamos entrar com ação. Vou tentar fazer isso hoje [quinta-feira]. 
Eu até compreendo que o Google tenha algum critério definido, senão milhares de pessoas iriam pedir diariamente para retirar publicações do site, mas o critério não pode ser esperar uma determinação judicial. Um site do porte do Google não pode enfiar a cabeça como avestruz entre as pernas e não fazer um enfrentamento que a sociedade exige que faça. 
 De acordo com o advogado, vários sites aceitaram a recomendação de retirar as fotos de Carolina e isso colaborou para que as buscas diminuíssem. 
Kakay disse fez uma interpelação no sábado (5) para que os sites internacionais pornôs, em que as fotos estavam hospedadas, retirassem as imagens. — Eles [sites pornôs] só pediram para eu comprovar que as fotos eram dela e que a divulgação foi ilegal. Na segunda de manhã eles tiraram. 
 Tem que ter um critério de responsabilidade com a sociedade e de ética. No meu ponto de vista um site de busca que esteja propagando um crime está contribuindo para divulgação e manutenção de crime. 
Eu acho isso muito grave e lamentável. 
 Em nota, o Google informou na tarde de quarta-feira (9) que não interfere em seus resultados de busca e que é necessário entrar em contato com sites que hospedam conteúdo para pedir a remoção. A empresa ainda disse que é um indexador, ou seja, uma ferramenta que procura conteúdos disponíveis na Internet. Segundo a nota, para que um conteúdo não apareça na busca do Google, é necessário entrar em contato com o site que hospeda o conteúdo e pedir a remoção. O advogado de Carolina disse, pela manhã de quarta, que não iria mais entrar com ação contra o Google, pois, segundo ele, a empresa havia retirado as fotos íntimas da atriz da busca. — Até aproximadamente as 15h eu estava elogiando o Google [pela suposta retirada das fotos do ar]. Mas, agora [o Google] está dizendo que não pode retirar [as fotos do ar]! Temos de discutir essa responsabilidade. 
 Segundo Castro, o objetivo do pedido de retirada das fotos é preservar, dentro do possível, a intimidade de Carolina.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário