Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aspirina pode ajudar na recuperação do câncer de próstata


Em dez anos, o índice de mortes entre os que tomavam aspirina foi de 3% e entre os que não tomavam, de 8%

Um novo estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology” afirma que homens em tratamento de câncer de próstata que tomavam aspirinas regularmente por causa de outros problemas de saúde morreram menos de câncer do que os pacientes que não fizeram uso da substância. O relatório não é um ensaio clínico randomizado controlado, considerado o melhor tipo de pesquisa, mas contribui para as evidências que sugerem que a aspirina pode ser benéfica nos tratamentos e prevenção de vários tipos de câncer.
No estudo, os pesquisadores usaram o banco de dados nacional do projeto de pesquisa de câncer de próstata conhecido como CaPSURE (na sigla em inglês) para examinar cerca de seis mil homens diagnosticados com câncer de próstata e tinham sido tratados com cirurgia ou radioterapia. De 5.955 homens, 2.175 tomavam anticoagulantes, a maioria aspirina.
Num período de dez anos, o índice de mortes entre os que tomavam aspirina foi de 3% e entre os que não tomavam, de 8%. Além disso, a reincidência do câncer se mostrou menor nos que tomavam o medicamento, assim como a disseminação da doença para os ossos.
Este estudo é o primeiro a encontrar redução da recorrência entre pacientes de câncer de próstata que tomavam aspirina. Pesquisadores do Fox Chase Cancer Center,na Filadélfia, relataram este ano que entre 2.051 pacientes de câncer, os que não usavam aspirina tinham duas vezes mais chances de ter uma reincidência da doença em 18 meses, detectado por alta pontuação nos exames de PSA.
Fonte: Oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário