Revista Encontros Edição 112

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Curiosity revela peculiaridade geológica em montanha de Marte


Imagem mostra camadas rochosas próximas ao cume do Mount Sharp mais inclinadas que as de baixo. Cientistas descrevem o fenômeno como “Grand Canyon ao contrário”

O robô Curiosity, da Nasa, enviou as primeiras imagens a cor e em alta resolução do Mount Sharp, situado no centro da cratera Gale, onde o veículo aterrisou em Marte. A montanha, com 5,5 quilômetros de altura, tem intrigado os cientistas por uma peculiaridade geológica que têm chamado de "Grand Canyon ao contrário". As camadas rochosas mais perto do cume são inclinadas em relação às que se encontram por baixo.
— No Grand Canyon, as camadas são inclinadas devido às placas tectônicas. Por este motivo, é normal ver as camadas antigas mais deformadas do que as que se encontram acima — explica John Grotzinger, cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia e um dos envolvidos com o projeto.
A Nasa prevê que o Curiosity chegue ao sopé do Mount Sharp daqui a um ano.
Na segunda-feira, o rover transmitiu sua primeira mensagem de áudio direto de Marte, onde o veículo está desde o dia 6 de agosto. Um discurso de Charles Bolden, administrador da Nasa, esteve arquivado no rover durante toda a viagem. Segue a tradução:
"Olá, aqui é Charlie Bolden, administrador da Nasa, falando com você através da capacidade de transmissão do robô Curiosity, que agora está na superfície de Marte. Desde o início dos tempos, a curiosidade humana nos levou a buscar constantemente por vida nova... novas possibilidades um pouco além do horizonte. Quero parabenizar os homens e mulheres da nossa família Nasa, bem como nossos parceiros comerciais e governamentais em todo o mundo por nos levarem a dar um passo além, até Marte. Esta é uma conquista extraordinária. O desembarque de um veículo em Marte não é fácil – outros já tentaram –, e apenas os EUA obtiveram sucesso completo. O investimento que estamos fazendo...o conhecimento que esperamos adquirir com nossa observação e análise da Cratera Gale vai nos dizer muito sobre a possibilidade de vida em Marte, bem como as possibilidades do passado e do futuro do nosso próprio planeta. O Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto prepara o caminho para uma missão humana em um futuro não muito distante. Obrigado."
Fonte:Oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário