Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Remédio contra diabetes pode ajudar na luta contra o câncer


Pesquisas revelam que a metformina, usado contra a diabetes tipo dois, pode inibir o tumor de mama, que segundo o INCA, é a doença que mais mata mulheres brasileiras
Uma sequência de testes e estudos revelou o que pode ser uma nova esperança de tratamento na luta contra o câncer: pesquisadores descobriram que a metformina, remédio comumente indicado para tratar pessoas com diabetes tipo 2, pode ter propriedades anticancerígenas e inibir o tumor de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais mata mulheres no Brasil. O estudo, conduzido por pesquisadores americanos, foi publicado na edição de julho do periódico Journal of Clinical Oncology.
A metformina é um medicamento de baixo custo usado há anos no tratamento do diabetes para minimizar a ocorrência de complicações e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides (TG). Pesquisas recentes já haviam demonstrado que a droga poderia ter ação antitumoral, ao constatar que pacientes que faziam uso da metformina para controlar o diabetes apresentavam menor risco de desenvolver câncer e morrer da doença. “Na verdade, em estudos experimentais, níveis elevados de glicose e insulina (condição que caracteriza os casos de diabetes resistentes à insulina) estão associados ao aumento do metabolismo e da divisão celular, com redução da apoptose (morte celular programada), o que estimula o crescimento de tumores de mama, pulmão e próstata. A metformina parece atuar de duas formas: indiretamente, através da redução dos níveis de glicose no sangue e insulina circulante, e também diretamente, a nível molecular, dentro das células, inibindo uma das vias da carcinogênese”, explica o oncologista Claudio Calazan, do Centro Oncológico de Niterói (CON).
Neste estudo, os cientistas analisaram o surgimento de novos casos de câncer de mama em mais de 68 mil mulheres que já haviam passado pela menopausa, divididas em grupos de portadoras ou não de diabetes. Acompanhadas ao longo de um ano, os pesquisadores concluíram que mulheres que usavam a metformina para controlar o diabetes tiveram risco 25% menor de desenvolver câncer de mama quando comparadas a outras que não usavam o medicamento. Mesmo as mulheres diabéticas que apresentaram a doença, ainda tiveram melhor prognóstico.
O mecanismo completo de ação da metformina ainda não é totalmente esclarecido. Cientistas acreditam que o medicamento atua evitando que uma série de substâncias químicas estimulem as vias de sinalização intracelular, chamada via do mTOR, que é responsável pela proliferação de células sadias e cancerosas no organismo.
“Ao contrário de outras drogas para o tratamento do câncer, nas quais o custo financeiro é muito elevado, a metformina é uma medicação de baixo custo e amplamente disponível. O estudo também abre caminho para que outras drogas semelhantes possam ser exploradas em um futuro próximo. Entretanto, essa pesquisa ainda não é suficiente para mudar a prática clínica”, salienta Calazan.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário