Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chocolate produz mesmo efeito no cérebro que as drogas

   O cérebro tem mais maneiras de recompensar o excesso de
 consumo de uma pessoa do que se imaginava

Universidade de Michigan compara obesos a viciados. Roedores que ingerem o alimento apresentam mais encefalina, que reduz a dor e aumento os sentimentos de prazer
 O chocolate tem um efeito no cérebro semelhante ao ópio. É o que diz estudo da Universidade de Michigan que compara obesos a viciados em drogas.
Durante a pesquisa, a quantidade de de encefalina, uma endorfina com propriedades similares ao ópio, aumentou nos roedores que comiam pequenos pedaços se chocolate. Quando um medicamento foi usado para estimular o neostriatum dorsal, a área do cérebro que libera a química, o número de alimentos consumidos pelos ratos também aumentou.  No cérebro, a encefalina se conecta a receptores musculares para reduzir a dor e produzir sentimentos de prazer.
— O estudo mostra que o cérebro tem mais maneiras de recompensar o excesso de consumo de uma pessoa do que imaginávamos. A área do órgão ativada quando obesos olham para comida é a mesma de quando drogados olham para drogas —afirma Alexandra DiFeliceantonio, autora do estudo.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário