Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Passeio ciclístico reúne mais de 12 mil pessoas no Aterro do Flamengo


RIO — Mais de 12 mil ciclistas se reuniram neste domingo em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no Aterro do Flamengo, e fizeram um passeio coletivo até o centro empresarial Mourisco, em Botafogo, como parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, celebrado no sábado.
Alguns integrantes do grupo de cicloturismo de Street Fox, moradores do Engenho de Dentro, São João de Meriti, Irajá e Vicente de Carvalho, acordaram cedo para chegar à concentração do evento às 8h. Estavam empolgados, mas aproveitaram para cobrar facilidades ao poder público. — Acho a iniciativa importante, para divulgar os benefícios do ciclismo para a saúde e para o meio ambiente. Mas é preciso melhorar as condições para quem pedala. Falam de integração entre meios de transporte, então deveriam separar um espaço em pelo menos um vagão do metrô para ciclistas viajarem sem incomodar ou serem incomodados — sugeriu a dona de casa Odila Lucena, de 61 anos.
O militar Odilon Nery engrossou o coro:
— Precisamos de mais ciclovias e ciclo faixas. Na Zona Norte, ainda não tem. Se tivesse, nem precisaríamos pegar metrô — observou.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Altamirando Moraes, prometeu ampliar a extensão das ciclovias cariocas de 290 para 450 quilômetros até 2016.
— Na Zona Zorte, nos bairros da Penha, Campinho, Madureira, Irajá e Méier, implantaremos 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas para fazer integração com os BRTs da Transcarioca e Transolímpica até o final de 2013. E, na Zona Sul, pretendemos aumentar para cem quilômetros a extensão das ciclovias que hoje é de 55, com a criação de rotas cicláveis (pistas compartilhadas entre bicicletas e carros) dentro do mesmo prazo. Em Copacabana, devemos começar a implantação ainda no mês de outubro.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário