Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cabo Frio ainda sofre com estragos causados por ventos de 110 km/h


RIO - Atingida na noite de sexta-feira por ventos comparáveis aos provocados por um ciclone, de até 110km/h, a cidade de Cabo Frio precisará de pelo menos cinco dias para se recuperar, segundo o prefeito, Marquinhos Mendes. Há 48 famílias desalojadas nos bairros Vila Nova, Centro e Praia do Siqueira. Prédios públicos, edifícios e o comércio foram muito castigados pelo vento. Sinais de trânsito também foram derrubados. Para o secretário de Defesa Civil, coronel Gilson da Costa, o maior problema da cidade é a falta de energia elétrica em vários bairros, desde as 18h30 de sexta-feira. Até o fim da noite de sábado, o problema ainda não havia sido resolvido. A Ampla informou que o acesso dos técnicos da empresa a algumas regiões tem sido dificultado pela queda de árvores sobre as vias.
— A Ampla está trabalhando com equipes de emergência desde sexta, mas existem quilômetros de fios espalhados. A normalização do fornecimento poderá demorar em alguns bairros. O vento de 110km/h provocou incêndios nas redes de alta tensão e chegou a torrar transformadores. Onde há energia, o abastecimento está prejudicado, porque nem todas as fases estão em carga — explicou.
A chuva chegou a arrastar um trailer da Polícia Militar, no Centro. Além disso, todas as árvores da Praça Porto da Rocha, a principal da cidade, foram arrancadas. Segundo o Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, só na manhã de sábado foram registradas cerca de 90 solicitações para a remoção de árvores caídas.
As equipes de emergência da prefeitura estão atuando desde sexta-feira. Segundo Marquinhos Mendes, as vias de acesso já estão liberadas mas ainda há muito trabalho a ser feito.
— A destruição foi grande, mas felizmente não tivemos vítimas — disse o prefeito.
Na manhã de sábado, não choveu, mas o tempo permaneceu fechado. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Outras cidades da Reião dos Lagos também sofreram com a ventania. A Defesa Civil informou que, ao todo, já são 139 desalojados e 20 desabrigados. Em Araruama, 40 pessoas ficaram desalojadas, sete desabrigadas, e oito casas foram destruídas. O município teve uma vítima que sofreu escoriações. A cidade menos afetada foi Arraial do Cabo, que teve 13 desabrigados e 12 desalojados, mas 60 casas ficaram destelhadas.
No Aeroporto Internacional de Cabo Frio, um cargueiro da empresa ABSA teve que arremeter e seguiu para pousar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. Segundo o secretário, um helicóptero da empresa BHS, com capacidade para 12 passageiros, chegou a tombar na pista.
- Felizmente não tivemos vítimas porque a Defesa Civil emitiu vários alertas de chuva de granizo. Isso não aconteceu, mas muita gente se preveniu, principalmente não mandando crianças para as escolas. Foi nossa sorte - disse Valentim
O técnico em computação Vítor de Oliveira Tostes disse que entrou em desespero na hora da ventania:
- Estava de moto e pensei que nem fosse conseguir chegar em casa por causa da força dos ventos.
Os bairros Peró e Ogiva não foram atingidos, embora fiquem próximos ao Centro. A ventania também não atingiu o segundo distrito, onde não chegou sequer a chover.
— Moro há 41 anos aqui e nunca vi nada igual — disse o empresário Ernesto Galiotto.
De acordo com o Climatempo, as rajadas foram provocadas pelo choque do ar quente que estava no Rio com uma frente fria e uma área que instabilidade que chegou por São Paulo.
No Rio, há previsão de nebulosidade neste domingo, mas não deve chover. A chuva só volta na segunda à tarde, segundo o Climatempo. Já o Centro de Hidrografia da Marinha informa que ondas de até 2,5 metros atingirão a costa do Rio, da noite de domingo até segunda pela manhã.
Após mais de 20 horas, Rio deixa estado de atenção
Na capital fluminense, o primeiro dia da primavera foi de céu encoberto com chuva fraca e temperatura em declínio. Pela manhã, a queda de uma árvore interditou uma faixa da Rua Moura Brito, na altura do número 138, na Tijuca. O município ficou em estágio de atenção por mais de 20 horas, até retornar ao estado de vigiância, às 11h35m deste sábado. Segundo o Centro de Operações, a frente fria que passava sobre o município se afastou.
Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário