Revista Encontros Edição 112

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Número de casos de dengue no país cresceu 190% este ano

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que Rio é o quinto estado em ocorrências, com 14,8 mil notificações da doença
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha divulga números da dengue no país
 Rio de Janeiro  está entre os estados com maior incidência
 da doença O Globo / Agência Brasil.
BRASÍLIA – Levantamento do Ministério da Saúde mostra que do inicio de janeiro até 16 de fevereiro foram registrados 204.650 casos de dengue no país. O número corresponde a um aumento de 190% da doença em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o ministério, 84,6% estão concentrados em oito estados, entre eles o Rio.

Apesar do aumento do número de ocorrências, o levantamento, divulgado nesta segunda-feira, mostra uma redução de 44% dos casos graves e de 20% de mortes provocadas pela doença. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é clara a situação de epidemia em alguns estados e municípios. O ministro atribuiu a expansão da doença a mudanças climáticas, como excesso de chuvas, seca e calor, e também à circulação de um novo tipo de Dengue, chamado DEN24.

Padilha fez um apelo para que estados e municípios com alta incidência da doença reforcem as campanhas de esclarecimento da população e de coleta de lixo. Boa parte da proliferação do mosquito transmissor da dengue tem origem em depósitos de lixo, reservatórios de água não devidamente higienizados e água parada em residências.

O Rio de Janeiro tem 14.838 casos notificados desde o início do ano. O estado ocupa a quinta posição entre os que têm maior concentração da doença. Os números indicam, no entanto, que houve uma queda de 10% em relação aos 16.398 casos notificados no mesmo período do ano passado. No topo da lista de estados com maior concentração de casos estão Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, e São Paulo.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário