Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Maricá poderá ter moeda própria em 2011

Quaquá envia projeto à Câmara para criar moeda própria em fevereiro


O prefeito Washington Quaquá quer implantar o mais rápido possível a “Mumbuca”, moeda social de Maricá, em notas de 20, 10, 5, 2, 1 e 0,50. Para isso, envia à Câmara Municipal Projeto de Lei sobre o tema no dia 15 de fevereiro, seguindo o exemplo de Silva Jardim que, desde novembro de 2010, possui moeda própria – a “Capivari”.

“Essa ideia já estava no meu programa de governo que apresentei nas eleições. Ao implantá-la, cumpro mais uma promessa, seguindo a boa e exitosa experiência de Silva Jardim, onde o prefeito Marcelo Zelão, companheiro do PT a quem admiro muito, foi pioneiro no Rio ao instituir a ‘Capivari’”, comenta Quaquá.

O prefeito ressalta que diversas experiências de moedas comunitárias impulsionaram a economia local e solidária e que, em Maricá, não será diferente.

“Porque em vez de comprar em Niterói, Rio e outras cidades, o dinheiro vai ficar aqui, circulando na economia do município, gerando mais empregos e desenvolvendo a cidade. Acredito que, em dois ou três meses, os moradores vão correr para a nova moeda, porque oferecerá descontos. Pretendo, inclusive, fazer uma grande campanha esclarecendo os benefícios da ‘Mumbuca’”, diz o prefeito.

Quaquá informa que cada “Mumbuca” valerá 1 real. Mas acabará valendo mais, uma vez que o comércio que aderir à “Mumbuca” dará descontos a quem usar a moeda. “Vai ser uma revolução no comércio da cidade!” Afirma entusiasmado.

Além da moeda, o projeto prevê também a criação de um banco de cooperativismo e economia solidária.

“De início, vamos dar 50 mumbucas por mês a cada uma das cerca de 8 mil famílias do Cadastro Único Federal, ligado ao Bolsa Familia. Só aí serão 4 milhões de reais que irão circular no comercio local só esse ano. Vamos bombar a economia do município”, diz.

Também será dado um abono e incentivos produtivos em mumbucas aos servidores municipais. Já o Banco Mumbuca emprestará dinheiro para a formação de cooperativas e dará assessoria técnica ao empreendedor individual.

“Vai ser um sucesso!” Finaliza confiante.

Texto: Valéria Vianna
Foto: Marcio Kleber
Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário