Revista Encontros Edição 112

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia 14 de março é um dia de grandes comemorações!

Comemoramos hoje o dia do vendedor de livros, o dia nacional da poesia e o dia nacional dos animais:

Dia do vendedor de livros:
Depois de algumas horas após a comemoração do bibliotecário, é chegada a hora de comemorar o dia de alguém não menos importante para a disseminação do livro – o vendedor de livros. O livro é um portal mágico que oferece prazer, conhecimento e entretenimento. Não temos dúvida sobre a importância das histórias na formação de uma criança, a literatura infantil é o início da formação do leitor. O interesse pela leitura deve surgir cedo, quando a criança ainda não sabe decifrar o código, mas lê com sua interpretação de mundo, ouvindo a história que lhe contam, imagina e vivência a mesma.


Dia nacional da poesia: 
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Dia nacional dos animais: 
Você sabia? O Brasil possui a segunda maior população de animais domésticos do mundo, além de uma fauna rica em vida silvestre (infelizmente com muitas espécies ameaçadas de extinção).

Hoje, em todo o Brasil, é comemorado o dia nacional dos animais, mas será que eles realmente têm o que comemorar?
Todos os dias as entidades que lidam com os direitos dos animais registram casos de maus-tratos e nos estados brasileiros, essa realidade não é diferente.
São pessoas que não querem mais seus cães e os abandonam nas ruas.
Abandono, maus tratos, violências e lei fracas fazem dessa data comemorativa um dia para se refletir no que o mundo se transformou e no que pode ser feito para mudar essa realidade.

Fonte: Portal dos Voluntários

Nenhum comentário:

Postar um comentário