Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013: Martinho da Vila anima festa em Maricá neste sábado

Foto: Divulgação

O Carnaval em Maricá terá um esquema especial. Neste sábado (02/02), às 23h, o cantor e compositor Martinho da Vila comanda o "Baile Municipal", num show gratuito organizado pela prefeitura na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A programação do evento, que começa às 21h, também inclui a apresentação da banda Olodumaré e a entrega da chave do Carnaval para o Rei Momo, que abre oficialmente a folia na cidade.

Aos 76 anos, 45 de carreira, Martinho vai apresentar na cidade o CD “4.5 Atual” – regravação de seu primeiro disco (Martinho da Vila, de 1969). Entre os sucessos, destaque para as canções “Casa de Bamba”, “O Pequeno Burguês” e “Tom Maior”. A ideia do álbum, segundo o sambista, foi revisitar as músicas que fizeram sucesso em 1969, mas com uma nova qualidade sonora, possível a partir do uso de novas tecnologias. O CD possui também três gravações que não estavam no repertório de 1969: as inéditas “Partido-alto de Roda” e “Samba dos Passarinhos” e a regravação de “Pãozinho de Açúcar”, que ele compôs para sua mulher, Cléo.


Fechamento de ruas 
Das 19h de sábado (02/02) até às 2h de domingo (03), as ruas Domício da Gama (na esquina com a Rua Senador Soares da Costa), Abreu Rangel, Alferes Gomes, Álvares de Castro (altura do Esporte Clube Maricá) e Barão de Inoã (até a esquina com a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva) serão fechadas pela prefeitura. Não será permitido o estacionamento de veículos nessas vias. Sessenta guardas municipais e 15 agentes da secretaria municipal de Trânsito e Transporte vão orientar os motoristas e desviar o trânsito para ruas paralelas.

Para garantir a segurança dos foliões, o efetivo da Polícia Militar será reforçado no sábado e equipes do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão na sede do órgão, às margens da RJ-106. Já a secretaria municipal de Saúde disponibilizou duas ambulâncias: uma ficará próxima ao palco e outra baseada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

A venda de bebidas e alimentos por ambulantes também está proibida no Carnaval. Somente é permitida a comercialização de produtos nas barracas no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel. Fiscais da subsecretaria de Posturas, da secretaria de Desenvolvimento Urbano, irão apreender as mercadorias em caso de vendas de produtos sem autorização.

Choque de ordem 
Até o fim do Carnaval, a prefeitura vai realizar diversas ações de ordenamento para coibir irregularidades durante a folia. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Jorge Braga, tais intervenções foram definidas na semana passada em uma reunião com o vice-prefeito Marcos Ribeiro. Durante o período do carnaval, ressalta o subsecretário, serão realizadas também ações com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Batalhão Florestal e Capitania dos Portos para proibir uso de jet skys nas lagoas e o tráfego de quadriciclos nas areias das praias, além de coibir crimes ambientais.

Nos últimos dois dias, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e secretarias municipais de Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com apoio da Polícia Militar e Batalhão Florestal realizaram “choques de ordem” para coibir irregularidades em Cordeirinho, Barra de Maricá, Ponta Negra, São José do Imbassaí e Itaipuaçu. Fiscais da subsecretaria de Posturas notificaram os responsáveis por seis trailers funcionando sem alvará da prefeitura e os proprietários de duas barracas de camping instaladas em área de preservação ambiental. Um comerciante que colocou uma tirolesa sobre o canal de Ponta Negra sem permissão também foi alertado a interromper a atividade.

Fonte:  PMM Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário