Revista Encontros Edição 112

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Primeira presidente do TJ toma posse nesta segunda-feira

Desembargadora Leila Mariano será a primeira mulher a chefiar o Judiciário fluminense
A desembargadora Leila Mariano, primeira mulher a assumir a
 presidência do Tribunal de Justiça  -  Foto: Divulgação

RIO - Conduzida ao plenário do Tribunal de Justiça por quatro desembargadoras, tomou posse na tarde desta segunda-feira a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça fluminense, desembargadora Leila Mariano. Atual diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e presidente da 2ª Câmara Cível do TJ, Leila Mariano é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutoranda pela Universidade Estácio de Sá.

A sessão solene do Órgão Especial teve participação do ministro do STF Luiz Fux; o governador Sergio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o presidente da Alerj, Paulo Mello; entre outras autoridades. Neste momento, Leila Mariano dá posse ao novo corregedor-geral, desembargador Walmir de Oliveira Silva e dos vices-presidentes eleitos para o biênio 2013-2014.

A desembargadora é especialista em Direito Administrativo e Tributário. Ela ingressou no Judiciário estadual como servidora em 30 de dezembro de 1969, sempre atuando na área judicial e administrativa.
Em 2 de fevereiro de 1979, após aprovação em concurso, foi nomeada juíza de Direito e, em 15 de maio de 1997, foi promovida, por merecimento, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Cível. Com a extinção dos Tribunais de Alçada, ela foi promovida, por antiguidade, ao cargo de desembargadora e tomou posse no dia 2 de março de 1998.

Leila Mariano, que é nascida no Rio de Janeiro, estudou no Instituto de Educação na década de 50 e foi professora primária. Ela é casada, tem uma filha e três netos.

Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário